segunda-feira, 17 de junho de 2013

ACADEMIA DE LETRAS DE TOLEDO



Academia de Letras obtém registros legais para ampliação de atividades
        
TOLEDO - A Academia de Letras de Toledo (ALT), chega ao segundo aniversário de fundação, nesta quinta-feira, dia 20 de junho, como instituição formalmente constituída, dotada de registro em Cartório de Títulos e Documentos e inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Receita Federal do Brasil.
A inscrição no CNPJ, de número 18.296.654/0001-70, foi obtida na sexta-feira, dia 14 de junho, após o atendimento de exigências legais,  garantindo à ALT a condição de instituição constituída legalmente, o que lhe permite o encaminhamento de projetos e reivindicações ao poder público, nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Antes disso, a instituição também já havia obtido o registro de personalidade jurídica, após aprovação de documentação pelo Cartório de Títulos e Documentos, como primeiro passo para a obtenção dos demais documentos indispensáveis à legalização e expansão de suas atividades sociais e culturais.
A certidão do Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Toledo, do oficial Lincoln Buquera de Freitas Oliveira, foi expedida no dia 15 de maio último, sob o número 1439, protocolo 7840, no livro APJ114, da natureza Estatuto Social e em nome da Academia de Letras de Toledo.
O processo para a obtenção do registro, atendendo normas do cartório e da legislação em vigor, teve quase 100 páginas, incluindo cópias de estatuto social e atas de reuniões e decisões da instituição, entre outras informações, sempre em duas vias.
As atas solicitadas abrangiam reuniões de fundação, aprovação de estatuto social, eleição e posse da diretoria, relação de dirigentes, tempo de duração de mandatos, relação de fundadores e cópias de carteira de identidade e CPF de membros da diretoria, com todos os documentos assinados pelo presidente e advogado da instituição, incluindo carimbo com número da OAB.  
No estatuto social, deveriam constar denominação e sede da entidade, finalidades, função social do patrimônio, tempo de duração, administração e representação, ativa e passivamente ou judicial ou extrajudicialmente, condições para alteração de disposições estatutárias, responsabilidades sociais de acadêmicos e condições para eventual extinção da pessoa jurídica e destinação de bens ou acervos acumulados.
A obtenção do registro em cartório contou com a colaboração decisiva do tabelião Laércio Borges dos Reis, do 2º Tabelionato Reis, e do oficial Lincoln Buquera de Freitas de Oliveira, do Cartório Lincoln. Laércio é concunhado do acadêmico Miguel Campos Sepúlveda, fundador da Cadeira nº 09 e orador da ALT.
Além de reconhecer as firmas ou assinaturas dos dirigentes e acadêmicos em toda a documentação da ALT, sem custos para a instituição, Laércio solicitou ao colega e amigo Lincoln, para que também colaborasse para a legalização da Academia, visando a expansão e diversificação de suas ações em favor da literatura e da cultura de Toledo e região.
Já a obtenção de número do CNPJ, contou com a colaboração do contador Ismael Martins, do Sindicato Rural Patronal de Toledo. Ele já colabora com diversas entidades culturais e comunitárias, como a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal, e dispôs a prestar serviços e orientar a tesouraria da ALT, a valores e condições acessíveis para a instituição.   

Por: Luiz Alberto Costa
               

Nenhum comentário: