quinta-feira, 20 de junho de 2013

RESÍDUOS SÓLIDOS





Municípios buscam solução no Extremo Oeste do Paraná

 Consórcio se reúne para discutir destinação dos resíduos sólidos na região. Encontro acontece amanhã, em Marechal Rondon. 

Representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos se reúnem nesta sexta-feira (21) em Marechal Cândido Rondon para mais uma rodada de trabalho e discussões sobre a destinação do lixo na região.
O encontro acontece as 14h no auditório da prefeitura rondonense.
Presidido pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon Moacir Froehlich, o Consórcio também tem como associados os municípios de Toledo, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Maripá, e Palotina.
Além dos sete municípios integrantes, mais cinco convidados também estarão representados no evento de sexta-feira por prefeitos e secretários de Meio Ambiente.
O objetivo do encontro é apresentar mais uma rodada de trabalho com a apresentação de propostas, sugestões e soluções para a destinação do lixo orgânico da região.
As ações se somam as demais discussões realizadas anteriormente nas reuniões de trabalho do Consórcio que definirá em breve um modelo de atuação e de parceria para a implantação muito provavelmente de um aterro comum aos municípios parceiros em parceria com empresas especializadas do setor.
Várias destas empresas estarão representadas no encontro de amanhã e farão importantes apresentações sobre soluções para o recolhimento e destinação correta de resíduos.
A fabricação de tijolos a partir do aproveitamento do lixo, experiência que está sendo desenvolvida por um professor aposentado de Londrina, também fará parte da pauta de discussões.
De acordo com a nova legislação ambiental a Secretaria de Estado do Meio Ambiente determinou que os municípios têm até 2014 para ter um aterro sanitário que atenda as exigências legais.
A união através do Consórcio Intermunicipal tem o objetivo de criar alternativas mais baratas e eficientes para os municípios.
Segundo o prefeito Moacir Froehlich, são vários os métodos que podem ser aplicados para a busca definitiva da solução, e cabe ao Consórcio discutir, e estudar de forma aprofundada a forma que irá atender da forma mais satisfatória a necessidade dos municípios.
O prefeito rondonense destaca a união das autoridades e técnicos do setor e os encontros técnicos como este que acontece amanhã no sentido de aprimorar as propostas e buscar da forma mais rápida possível de solução para este problema.
Moacir Froehlich observa que muitos avanços já foram alcançados desde 2011 quando o Consórcio foi criado, destacando a intenção de outros municípios de integrar o mesmo.

Títulos editados por  http://pasquimdooesteonline.blogspot.com.br/
FONTE: acs/pm/mcr/pr/br - imprensamcr@gmail.com

Nenhum comentário: