sábado, 3 de abril de 2010

IR

Até agora, só 20% dos contribuintes entregaram declaração do imposto de renda


O ritmo na entrega das declarações do imposto de renda está menor do que no ano passado. A apenas 30 dias do prazo final para o envio das informações, pouco mais de um quinto dos contribuintes obrigados a fazer a declaração cumpriu as obrigações com o Fisco. Até o momento, foram entregues 5 milhões de declarações. A expectativa da Receita é receber 24 milhões até o fim do mês. O prazo para a entrega da declaração começou no dia primeiro de março e termina no dia 30 de abril.
Segundo o coordenador do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, no ano passado foram recebidas 25 milhões e meio de declarações de imposto de renda de pessoas físicas. Este ano, a previsão caiu para 24 milhões, redução provocada, por exemplo, pelo fim da obrigatoriedade para quem é apenas sócio de empresas e não está enquadrado em outra situação.
Vale lembrar que, pelos critérios da Receita Federal, os primeiros a receber a restituição do imposto de renda são os contribuintes protegidos pelo Estatuto do Idoso. Depois, a restituição é paga seguindo a ordem de entrega da declaração que só não é obedecida caso haja divergências de informações. Segundo Joaquim Adir, normalmente, quem deixa para a última hora, acaba entregando a declaração com erros e em alguns casos nem consegue entregar. Ele alerta que quem deixa para a última hora, pode ficar sujeito à multa.

Fonte: Geraldo Costa Rosa/Rádio Educadora/Agência Brasil

Nenhum comentário: