quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mínimo regional

REAJUSTE DO MÍNIMO REGIONAL NÃO SERÁ CONCEDIDO AOS SERVIDORES ESTADUAIS

A maioria governista na Assembleia Legislativa rejeitou emenda da bancada da Oposição que estendia o aumento de 11% do salário mínimo regional do grupo II aos servidores estaduais. Desta forma, o aumento salarial dos servidores será de apenas 5%, contrariando a política adotada pelo atual governador quando se trata de reajuste para o setor privado.

A proposta do líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM), determinava que nenhum servidor estadual recebesse como salário base um valor menor do que o piso salarial estadual, no valor de R$ 688,50.
“São muitos os servidores que recebem abaixo do que o mínimo regional. Queríamos promover uma equiparação entre o setor privado e o público e acabar com as distorções desse governo”, alegou Rusch.
Outra emenda, apresentada pelo deputado Reni Pereira (PSB), pedia que o Estado se comprometesse a promover um complemento salarial por desemprego involuntário, a fim de proporcionar aos trabalhadores desempregados o valor complementar entre o recebido pelo Governo Federal, até que o valor atingisse o piso salarial do Estado do Paraná.
“O Governo tem que ter a responsabilidade de arcar com um pouco da consequência dessa Lei. Nada mais justo do que complementar o valor do seguro desemprego para que aqueles que por ventura percam o seu emprego não sofram as penalidades de uma lei que exige apenas do empresariado”, declarou Pereira.
O projeto que concede reajuste ao mínimo regional com variações de 9,5% a 21,5% foi aprovado por unanimidade.

Autor: Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins: 41-3350-4193

Nenhum comentário: