sábado, 17 de abril de 2010

Lixo Zero

Projeto Lixo Zero pode ser implantado em Marechal Rondon

Com o intuito de discutir a implantação do projeto “Lixo Zero - Contagem Regressiva” foi realizada dia 16, uma reunião com as secretarias da prefeitura de Marechal Rondon. Desenvolvido pelos gestores de educação Ambiental, Celiria Smaniotto Canabarro e Luiz Alberto Trentin, o projeto objetiva sensibilizar as pessoas quanto à importância da separação correta dos resíduos domésticos utilizando sacolas retornáveis em suas compras do dia-a-dia, a fim de evitar o uso de sacolas plásticas. A iniciativa conta com a parceria da administração municipal, secretaria de Agricultura e Política Ambiental, secretaria de Educação, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Itaipu, Lindeiros e empresas do município.
Segundo a secretária de Educação, Marta Salete Bendo, o projeto surgiu a partir do envolvimento dos responsáveis que buscaram o envolvimento dos parceiros. A secretária convida as empresas para participarem através da implantação das sacolas retornáveis, enfatizando que o projeto é de grande importância porque têm o objetivo de conscientizar, sendo voltado principalmente às crianças, "pois é através delas que vamos conseguir atingir os adultos, famílias e toda a sociedade", declarou Marta Bendo.
O lançamento do projeto aconteceu durante a comemoração do Dia Mundial da Água realizada no mês passado. O gestor de educação, Luiz Alberto Trentin, destacou que “a iniciativa abrangerá os moradores dos Bairros Jardim Líder e Santo Amaro sendo que, além das informações repassadas aos moradores serão feitas visitas em todas as residências. Empresas rondonenses já estão aderindo a idéia e, aos poucos, vamos eliminar as sacolas plásticas que é um potencial poluidor”, disse ele.
Nos bairros também serão instaladas lixeiras específicas para a coleta dos resíduos recicláveis, orgânicos e de higiene pessoal e as datas para o recolhimento serão divulgadas opotunamente. Já nas escolas municipais acontecerá um amplo trabalho com a apresentação de palestras, mostras de vídeos, jogos, distribuição das sacolas retornáveis e foulders. Aos alunos também serão repassadas imagens locais para que eles tenham uma noção exata do que acontece com os resíduos domésticos produzidos diariamente.

A gestora de educação, Celíria Smaniotto Canabarro, explicou como o trabalho será desenvolvido em dez educandários do município. Segundo ela inicialmente estarão sendo desenvolvidos trabalhos com as 3ª séries, os professores de educação ambiental, funcionários e educadores. !O coletivo educador mirim se envolve através do trabalho em forma de rede, ou seja, vão passar em casas com o intuito de informar às famílias sobre o projeto”, explicou ela.


O projeto é uma forma de conscientizar a população quanto à separação correta dos resíduos domésticos. Foto: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: