terça-feira, 30 de março de 2010

Universidade Sem Fronteiras

Projeto de Lei do Universidade Sem Fronteiras foi encaminhado para Assembléia Legislativa


No último dia 09 de março durante a apresentação das ações do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na Escola de Governo, o Governador Roberto Requião, a então secretária de Estado, Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior junto com o secretário chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Nestor Bueno, assinaram o anteprojeto de lei que institui o programa Universidade Sem Fronteiras como política pública do Paraná
O documento encaminhado para Assembléia Legislativa do Paraná foi protocolado sob o Projeto de Lei Nº 110/2010.
O projeto de lei pode ser acessado na página da Assembléia Legislativa do Paraná.

Feliz Páscoa 2010

segunda-feira, 29 de março de 2010

Campanha da Materialidade

O materialismo da Campanha da Fraternidade (retirado de http://www.deuslovult.org/2010/03/02/o-materialismo-da-campanha-da-fraternidade/)


Tuesday, March 2, 2010 14:14
Filled in Muralhas Doutrinárias

Ano passado, eu escrevi um post aqui no Deus lo Vult! onde eram apresentadas algumas estatísticas sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade de então. Este ano, agora que a CNBB disponibilizou a versão eletrônica do texto da CF/2010, eu posso fazer a mesma coisa.

As oitenta páginas do referido documento podem ser baixadas aqui, no site da CNBB. Ao contrário de certas análises de conjunturas que andam circulando internet afora, até onde me conste este é um documento oficial da Conferência, sim.

Eis aqui as estatísticas. A metodologia utilizada é trivial: a caixa de pesquisa do Acrobat Reader. Quando as expressões aparecem “puras”, é porque a busca foi feita por elas ipsis litteris; quando aparece “e derivados”, é porque consultei pelo radical (p. ex., ‘arrepend’, o que engloba tanto ‘arrependimento’ quanto as formas verbais ‘arrependei-vos’, ‘arrependi-me’, ‘arrepender’, etc.).

Os resultados são os seguintes:

“Jesus”: 37 ocorrências (“Nosso Senhor”, uma única ocorrência, na oração da CFE).

“Católica” e “católicos”: 8 ocorrências.

“Conversão” (e derivados): 7 ocorrências.

“Oração”: 5 ocorrências (sendo duas vezes no título “oração da CFE 2010″, a do índice e a da página correspondente).

“Caridade”: 4 ocorrências.

“Esmola”: 3 ocorrências.

“Pecado” (e derivados): 2 ocorrências.

“Jejum”: 2 ocorrências (e recomendo que vejam quais são!!).

“Virgem Maria” (a pesquisa foi feita por “Maria”): 2 ocorrências (“Nossa Senhora”, nenhuma).

“Arrependimento” (e derivados): 2 ocorrências.

“Sacramento”: 2 ocorrências.

“Papa”: 2 ocorrências.

“Magistério”: 1 ocorrência.

“Penitência”: nenhuma ocorrência.

“Eucaristia”: nenhuma ocorrência.

“Missa”: nenhuma ocorrência.

“Sacerdote”: nenhuma ocorrência.

“Calvário”: nenhuma ocorrência.

“Cruz”: nenhuma ocorrência.

“Trindade”: nenhuma ocorrência.

“Santificação”: nenhuma ocorrência (“santificar” tem duas, no comentário sobre o Pai Nosso).

“Redenção” (e derivados): nenhuma ocorrência (“Redentor” aparece uma única vez, numa nota de rodapé, em referência – pasmem! – a um livro sobre Martin Luther King, chamado “O Redentor Negro”! Está à página 55).

“Confissão” (sacramento): nenhuma ocorrência (há duas referências a “confissão”, na expressão “Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”, com as maiúsculas por conta da CNBB).

Em contrapartida:



“Economia (e derivados): 142 ocorrências.

“Solidariedade” (e derivados): 81 ocorrências.

“Pobre” (e derivados): 75 ocorrências.

“Direito(s)”: 74 ocorrências.

“Terra”: 64 ocorrências.

“Trabalho”: 56 ocorrências.

“Social” (e derivados): 54 ocorrências.

“Política” (e derivados): 39 ocorrências.

“Mercado” e “Mercadoria”: 30 ocorrências.

“Desenvolvimento”: 29 ocorrências.

“Povo”: 27 ocorrências.

“Miséria”: 12 ocorrências.

“Exploração” (e derivados): 11 ocorrências.

Isto é sintomático. No segundo grupo, a palavra que menos aparece é “exploração”; mesmo assim, ela aparece mais do que todas as palavras do primeiro grupo, à exceção de “Jesus”. E até mesmo “política” aparece mais do que “Jesus” neste documento!

Coisas absolutamente fundamentais para qualquer texto que se pretenda servir para o tempo quaresmal, é inexplicável a total ausência de palavras como “Missa”, “Eucaristia” e “Confissão”. Que espécie de preparação para a Páscoa pode ser feita sem que se fale na Santa Missa? Sem que se fale em comunhão eucarística, em confissão dos pecados, em arrependimento? Sem que se fale na Virgem Santíssima? A conclusão é inevitável: este texto não serve para a Quaresma. Não pode servir, porque não trata de temas espirituais. Fica perdido no naturalismo, na horizontalidade, na materialidade estéril – e passa longe das necessidades espirituais dos fiéis católicos.

A julgar por este texto-base, parece ser opinião da CNBB que a Igreja deve, durante a Quaresma, falar mais em exploração do que em oração. Deve falar mais em miséria do que em pecado. Mais em trabalho que em conversão. Mais em política do que em Nosso Senhor.

E isto é muito triste. Se o sal perde o sabor, para quê ele servirá? Até quando suportaremos esta campanha da materialidade, que nega toda a riqueza espiritual do tempo da quaresma, soterrando a piedade católica sob uma profusão de temas naturalistas estéreis? Usquequo, Domine…?

quinta-feira, 25 de março de 2010

SINSEMAR

XIII Prova Aberta de Pesca da Corvina

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.


Bertolt Brecht

Ótica da Visão

segunda-feira, 22 de março de 2010

Servidores rondonenses vão receber 7,5% de reajuste salarial

Ficou definido em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 22, nas dependências da Prefeitura Municipal, o percentual de reajuste do salário dos servidores públicos municipais de Marechal Cândido Rondon. Apesar da reivindicação dos servidores de que fossem repostas as perdas salariais que chegam a mais de 40%, além de outras reivindicações, o reajuste será de apenas 7,5% para os cerca de 850 funcionários públicos municipais.
A comissão de negociação obteve ainda do prefeito municipal a garantia de que as servidoras que hoje percebem menos de um salário mínimo, caso de zeladoras e merendeiras, receberão um bônus para readequar os vencimentos e que os adicionais serão calculados com base no saldo dos vencimentos mais o bônus.
De acordo com o presidente do Sinsemar-Sindicato dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon, Fernando Hübner, o reajuste não foi aquele que o sindicato esperava, “mas foi o melhor que pudemos obter nas negociações com o poder executivo, que se comprometeu ainda a solucionar a questão dos vencimentos das zeladoras e merendeiras, que hoje percebem menos que um salário mínimo, e a instituir a figura do vale-alimentação no novo Plano de Cargos e Salários, que está sendo discutido entre o Sindicato e a administração municipal”.
Segundo Fernando, a administração se comprometeu ainda a ceder um terreno para a construção da sede do Sinsemar, uma antiga reivindicação da classe. Para ele, é hora dos servidores se unirem torno das causas comuns entre os funcionários públicos, visto que todos, associados ao sindicato ou não, se beneficiarão das conquistas que vimos obtendo em favor da classe trabalhadora dos funcionários públicos municipais.
O projeto de reajuste seguiu para o Legislativo ainda na segunda-feira, dia 22. “Esperamos que os vereadores aprovem o reajuste com agilidade, para que o mesmo possa ser repassado aos servidores ainda na folha do mês de março”, aguarda a diretoria do Sindicato.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Inscrições para curso

Centro Municipal de Ensino de Marechal Rondon abre inscrições para curso de auxiliar de cozinha


Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha oferecido pelo Cemep (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante) de Marechal Rondon. O projeto é uma parceria entre o Sindicomar, Sesc, Senac, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e recebe ajuda de recursos federais.
O curso, que têm carga horária de 200hrs, objetiva qualificar os alunos para que possam organizar os serviços da cozinha em restaurantes, hotéis, hospitais, residências e outros locais de refeições preparando alimentos de forma adequada sempre respeitando as normas das boas práticas.
Os interessados podem inscrever-se gratuitamente até o dia 16 de abril sendo que são apenas 15 vagas. É importante salientar que no ato da inscrição as pessoas devem levar uma cópia e o original da certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF, histórico escolar, comprovante de residência e uma foto 3x4. Após a aprovação dos documentos solicitados será exigido exames sanguíneos. Outras informações podem ser obtidas no Cemep pelo telefone 3254-3166.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Recenseador do IBGE

Encerra neste dia 19 o prazo para as inscrições de recenseador do IBGE pelos Correios


Termina nesta sexta-feira, dia 19, o prazo para as inscrições, através do correios, para os interessados em trabalhar no Censo 2010, como recenseadores. Nos municípios da região Oeste do Paraná estão sendo oferecidas centenas de vagas. Para Marechal Cândido Rondon, estão abertas 45 vagas. Para outros municípios da região como Mercedes e Pato Bragado, estão abertas 5 vagas; e, para Quatro Pontes e Entre Rios do Oeste, estão abertas 4 vagas. Outros municípios como Nova Santa Rosa terão 8 vagas.
Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental , estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios, os empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados em serviço temporário nos últimos 24 meses.
Para inscrições via Internet o prazo será maior: até 4 de abril. As inscrições custarão 18 reais e poderão ser feitas em postos existentes em todos os municípios, ou na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Os candidatos terão de se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar, lembrando que há municípios com mais de uma área de trabalho. Essa exigência também se aplica aos que se inscreverem pela Internet.
Previstas para 30 de maio, as provas ocorrerão simultaneamente em todo o país, em locais a serem divulgados a partir de 18 de maio.

terça-feira, 16 de março de 2010

SINSEMAR apresenta reivindicações dos servidores ao prefeito municipal

Em reunião realizada na manhã do último sábado, 13, uma comissão representando os associados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Cândido Rondon apresentou ao prefeito Moacir Froehlich a pauta de reivindicações para firmar o acordo coletivo. Além do prefeito municipal, participaram da reunião o secretário municipal de Administração, Luiz Carlos Cardozo, além do chefe de Gabinete, Lair José Bersch e o advogado Christian Guenter, representando a assessoria jurídica da administração municipal.
Na oportunidade, o presidente do Sinsemar, Fernando Aloísio Hübner, repassou ao prefeito a pauta onde os servidores reivindicam a reposição de 44% nos vencimentos relativos as perdas salariais oriundas da defasagem das gestões anteriores e da inflação correspondente aos últimos 12 meses. Antes da reunião com o prefeito e seus secretários e assessores, o presidente da entidade comentava que seria muito difícil alcançar este índice e que a direção do sindicato trabalharia no sentido de obter ao menos um reposição na ordem de 17 a 21%.
Informações dão conta de que a proposta do governo municipal, entretanto, não passou dos 5% e, com isto, uma novo encontro entre a comissão e o prefeito será agendado visando chegar a um denominador comum, qual seja um percentual de reajuste possível para a administração e satisfatório para os servidores.
Da pauta de reivindicações entregue ao prefeito pela comissão, constam ainda o pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade aos servidores que têm direito ao benefício, fornecimento de vale alimentação, um plano de habitação, atualização do plano de cargos e salários, assistência médica, fornecimento de uniforme, protetor solar para os servidores que atuajm expostos ao sol, armários para acondicionar os pertences pessoais e, ainda, a conceção de um terrno ao Sindicato visando a futura construção da sede da entidade.

Paralisação nacional dos professores

Os professores de Marechal Cândido Rondon vão aderir à paralisação nacional da categoria, em prol da implantação do piso salarial nacional. O manifesto vai acontecer em todo o país nesta terça-feira (16). Em Marechal Cândido Rondon deve envolver professores da rede estadual e possivelmente alguns da rede municipal de ensino.

A definição de participar da paralisação aconteceu durante assembleia da APP-Sindicato, realizada no sábado passado (13), na sala do tribunal do juri, junto ao campus local da Unioeste. Além da paralisação nacional, também esteve na pauta a discussão do plano de cargos e carreira dos professores e funcionários das escolas municipais de Marechal Rondon.

Passeata
Uma passeata dos professores rondonenses acontecerá nesta terça-feira. Eles irão se concentrar próximo a Igreja Católica e depois sairão pela Rua Mem de Sá seguindo até a Avenida Rio Grande do Sul, seguindo posteriormente até a Avenida Maripá, continuando até a Rua Espírito Santo e concluindo a manifestação diante da prefeitura.

Nota oficial
A administração municipal de Marechal Cândido Rondon informou nesta segunda-feira (15), de que as escolas e creches do município terão atividades normais nesta terça. Uma nota oficial foi distribuída à imprensa, sobre o andamento do processo de reformulação e adequação do Plano de Carreira do Magistério. Confira na íntegra o conteúdo da nota.

NOTA À IMPRENSA

O Poder Executivo Municipal de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Educação desencadeia um processo de reformulação e adequação do Plano de Carreira do Magistério.
O processo, que iniciou em 2009, está sendo conduzido por uma empresa de consultoria educacional, com larga experiência no assunto e que já prestou esse tipo de serviço em mais de 80 municípios do Estado do Paraná.
"O nosso governo tem a convicção de que o novo Plano de Carreira do Magistério tem que ser fruto de profunda discussão e reflexão da categoria. E não somente um projeto elaborado em gabinete. Tem que ser um plano exequível economicamente e que oportunize aos nossos profissionais mais dignidade e uma melhor qualidade do nosso ensino", enfatiza o prefeito.
As escolas da rede municipal de ensino indicaram representantes para compor a Comissão representativa da categoria, que também será composta por membros do governo. O objetivo é de que os membros nomeados na Comissão possam levar as discussões para dentro das escolas, dessa forma ampliando a participação dos profissionais.
De acordo com a Secretária de Educação, Marta Salete Bendo, depois de nomeada a Comissão, foi elaborado um cronograma de trabalho, visando inclusive atender uma orientação da UNDIME Nacional (União dos Dirigentes Municipais de Educação), que recomendou que os Plano de Carreira deveriam ser reformulados até o mês de março para que não sofram qualquer sanção.


Fonte: Aqui Agora Net

MEC divulga lista de espera para vagas do Sisu

O Ministério da Educação divulgou ontem os nomes dos candidatos classificados para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado está disponível na página da internet www.sisu.mec.gov.br. Por meio do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante tem acesso a seu boletim.
Só concorreu à lista de espera quem confirmou interesse nas vagas remanescentes até sexta-feira. Os classificados têm os dias 15 e 16 de março para se matricularem na instituição a que se candidataram.O Sisu seleciona alunos para ingresso em instituições federais que optarem por usar como critério somente a nota do Enem. Depois dessa chamada, termina o processo de seleção pelo Sisu. Caso ainda haja vagas, as instituições de ensino decidirão como ocupá-las.

Inauguração reforma da Câmara

Solenidade marcou inauguração da reforma do prédio que abriga o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.


O ato contou com a presença do presidente da Câmara, Ito Rannov, do prefeito Moacir Froehlich , vice-prefeito Silvestre Cotica, deputado federal Dilceu Sperafico, representantes do deputado Moacir Micheletto e do presidente da câmara de comércio e indústria Brasil/Alemanha em Brasília, Werner Wanderer, além dos vereadores e secretários municipais.
A reforma do prédio do Poder Legislativo exigiu investimentos de aproximadamente 127 mil reais. Após a solenidade de inauguração, foi realizada a sessão ordinária da câmara de vereadores de Marechal Rondon, sendo utilizado o plenário que foi totalmente reformado, a exemplo do que ocorreu com as demais dependências, garantindo acessibilidade, melhor espaço, condições de trabalho e de atendimento à comunidade.

Entrevista exclusiva Elio Rusch

Deputado defende a unidade do mesmo grupo político de 2006 para vencer a eleição de 2010 já no primeiro turno

Em entrevista exclusiva concedida ao Pasquim do Oeste on line, o deputado estadual Elio Lino Rusch, líderda oposição na Assembléia Legislativa, e que concorrerá ao seu sexto mandato consecutivo como parlamentar, é taxativo ao dizer que se o grupo que participou da eleição de 2006 se mantiver unido, a eleição será ganha ainda no primeiro turno, independentemente de quem seja o candidato, Beto Richa, Osmar ou Álvaro Dias, já que qualquer um deles representa uma amudança administrativa. Para o deputado, um racha na base oposicionista pode trazer um prekuízo de mais de 1,5 milhão de votos. Confirmando sua candidatura a mais um mandato para a AL, Elio esclarece que a decisão está baseada no fato de que uma candidatura à Câmara dos Deputados neste momento inviabilizaria outras candidaturas, já que a região Oeste do Paraná conta com seis deputados federais, todos candidatos à reeleição. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Pasquim do Oeste - Qual a sua expectativa neste período de pré-campanha eleitoral para o pleito estadual de 2010?

Elio Rusch – Eu acredito que se conseguirmos manter a unidade do grupo que concorreu a eleição de 2006 venceremos a eleição ainda no primeiro turno. Se houver um racha iremos apenas beneficiar o PT que, por enquanto, não tem palanque para o pleito deste ano no Paraná.

Pasquim do Oeste – E qual seria o melhor nome para encabeçar a chapa da oposição ao governo do Estado?

Elio Rusch - O Osmar quer ser o candidato do nosso grupo, entende que é a vez dele. Mas tanto ele, quanto o Beto Richa, ou mesmo o Álvaro Dias, tem condições de disputar a eleição com a perspectiva de vencer já no primeiro turno, porque seus nomes significam uma mudança administrativa. Eu defendo a unidade qualquer que seja o candidato, inclusive porque esta união beneficiaria muito a candidatura do José Serra à Presidência da República. Dividir o palanque pode representar um prejuízo de mais de um milhão e meio de votos.

Pasquim do Oeste – O que o motivou a concorrer a mais um mandato para a Assembléia Legislativa, ao invés de tentar uma vaga na Câmara dos Deputados?

Elio Rusch – O Oeste do Paraná tem seis deputados federais, todos candidatos à reeleição. Se o voto fosse distrital, respeitando a proporcionalidade da população, teríamos apenas 4. Assim, se nós saíssemos candidatos à Câmara poderíamos inviabilizar outras a candidaturas. Como não perdemos nenhum município, pelo contrário, ampliamos a nossa base durante estes últimos quatro anos, graças aos nossos companheiros, prefeitoe ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças, nossa candidatura à AL é totalmente viável.

Pasquim do Oeste – O senhor sempre teve em cada eleição um acréscimo considerável de votos. Qual a sua expectativa de votação para a eleição de 2010?

Elio Rusch – Tudo vai depender das alianças que se formarão efetivamente. O número de candidatos ao governo é que definirá quais os partidos que estarão juntos na eleição proporcional Nossa expectativa é que cheguemos aos 50 mil votos nesta eleição, visto que fizemos 47 mil no pleito anterior e aumentamos o número de municípios da nossa base eleitoral.

Pasquim do Oeste - Há alguma nova bandeira na sua plataforma eleitoral para 2010?

Elio Rusch – A maioria das pessoas já conhece o nosso trabalho como deputado e como líder da oposição no Estado. Vamos continuar defendendo os grandes projetos do estado e o desenvolvimento integrado da região Oeste com obras e ações que beneficiem toda a população. Mas o mais importante é que vamos continuar representando bem cada município que faz parte da nossa base.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Espaço fronteiriço e espaço agroecológico

1º Colóquio de Estudos Regionais

Debater a realidade regional do Oeste do Paraná à luz de um plano de ações de desenvolvimento integrado na faixa de fronteira e de experiências em agroecologia é o objetivo do  1º Colóquio de Estudos Regionais que acontece nos dias 17 e 18 de março no Tribunal do Júri da Unioeste/Campus de Mal. Cândido Rondon.
O evento tem como propósito debater dois temas importantes para a atualidade: a fronteira e a agroecologia no momento em que está na iminência de ser entregue ao Presidente Lula uma proposta de desenvolvimento integrado na faixa de fronteira.
Tendo como público alvo acadêmicos, professores e técnico-administrativos da Unioeste, além do público em geral, o Colóquio está sendo promovido pelo Laboratório de Estudos Regionais com apoio do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras e Colegiado de Geografia da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon.
Segundo o professor Edson Belo Clemente e Souza, organizador do evento, tanto o espaço fronteiriço quanto o espaço agroecológico são temas relevantes para que a comunidade acadêmica interaja e reflita sobre a necessidade de desenvolver conhecimento científico, quer seja em pesquisa ou/e extensão. “Os temas fronteiriços são bastante solicitados na atualidade para o debate do desenvolvimento regional, pois a fronteira é um espaço carente de políticas públicas consistentes que promovam o desenvolvimento econômico. Agora, entretanto, está sendo criada a oportunidade de implementar um plano de ações, através de um grupo de trabalho formado por várias regiões do país que estão nas faixas de fronteira. Na fronteira com o Paraguai e Argentina, o advogado Itamar Dall'agnol é o representante do Conselho dos Municípios Lindeiros, participando de um sub-grupo de trabalho e proferirá a palestra sobre o andamento dessa proposta para a nossa região”, diz Belo.
“O outro tema do colóquio é a agricultura agroecológica a cargo das extensionistas italianas: Carolina Bonelli e Valentina Bianco que estão no Brasil desde o ano passado participando de um projeto de extensão do Programa Universidade Sem Fronteira. Durante a manhã e tarde do dia 18 elas estarão acompanhando um representante do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) para conhecer as experiências de agricultura agroecológica aqui na nossa região. À noite acontecerá a palestra das mesmas”, explica o professor.

Elio Rusch

Deputado participa de homenagens à mulher em eventos no Oeste

O deputado estadual Elio Rusch (DEMOCRATAS) esteve, em companhia de sua esposa Alita Rusch, participando de eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher, em vários municípios da região oeste do estado no último final de semana. A agenda de compromissos do parlamentar contemplou, também, uma série de reuniões e encontros com lideranças regionais.
Rusch despachou em seu escritório de Marechal Cândido Rondon e realizou visitas a lideranças políticas e empresariais. Em Palotina participou, a convite do vereador Ninão, do jantar de lançamento da 3ª Festa do Porco no Rolete, marcada para 11 de abril. A promoção é da Associação Esportiva e Recreativa Botafogo.
No sábado Rusch prestigiou, em companhia do deputado federal Eduardo Sciarra (DEMOCRATAS), da abertura do Encontro de Mulheres em Santa Helena, a convite da prefeita Rita Schmidt. O evento reuniu cerca de duas mil mulheres no centro de eventos da praia artificial de Santa Helena. Depois, ambos participaram de reunião do DEMOCRATAS de Santa Helena, sob a presidência de José Altair Schimelpfenig e o apoio do vereador Luiz Carlos de Camargo. Durante o encontro, foram abonadas as fichas de filiação de Luiz Carlos da Rocha, Raquel Steffens Bär, Mayara Ricci, Carolina Ricci, Eunice Ferreira, Auri Darci Petry, Jeancarlo Ricardi, Terezinha Soares da Silva, Giovana Patrícia Falcão, Marceli Seibel, Neiva Elair Neis, Juliane Andréia Ziger e Paulo Henrique de Oliveira Machado. 

Ainda no sábado, Rusch e Sciarra participaram de almoço com lideranças de Missal, na sede da Avemi, e depois prestigiaram a abertura do Encontro da Mulher Missalense, no centro de eventos, a convite do prefeito Adilto Ferrari. À noite, o parlamentar participou do jantar dançante no Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon, numa promoção do Conselho da Mulher Empresária.
No domingo Rusch prestigiou o almoço no Country Club de Cafelândia, em companhia do vereador Bugrão e outras lideranças locais, durante a Festa do Costelão, também em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. À noite o parlamentar retornou de ônibus à capital do estado, retomando suas atividades junto à Assembleia Legislativa.



(Texto e fotos: Airton Kraemer)






 
 
Recuperações na malha viária seguem em Marechal Rondon

Recentemente a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, iniciou novas ações visando recuperar rodovias no interior do município. O secretário da pasta comenta  que o trajeto ligando o distrito de Porto Mendes a Três Irmãs já está concluído, bem como da sede do município ao distrito de Margarida. A próxima etapa, que já iniciou, é a recuperação do trajeto de Margarida até São Roque. Logo após a conclusão deste trecho serão realizados trabalhos de recuperação na malha viária da sede do município, bem como do acesso ao distrito de Novo Horizonte e do distrito à Bela Vista, cujo trecho é composto por pedras irregulares. “Estamos atendendo a solicitações do prefeito e do vice-prefeito que estão sempre muito preocupados com as estradas do município. É um trabalho bastante intenso que vai beneficiar grande parte da população”. 
Pavimentação 
Foi concluída e está liberada para tráfego a primeira etapa do trecho de pedras irregulares que está sendo realizada de Novo Horizonte até a estrada que liga ao Clube Lira, em Marechal Rondon. Conforme o Secretário de Viação e Serviços Públicos, Nilson Hachmann, nova licitação está sendo programada para dar continuidade a obra. “A empresa que ganhou a licitação e realizou a obra está liberando o trecho para tráfego. Já está sendo encaminhado o processo licitatório para dar continuidade aos trabalhos. Trata-se de um projeto muito importante que poderá ser concluído ainda neste ano”, destaca o secretário.   
Recuperação da malha viária está acontecendo entre os distritos de Margarida e São Roque.   
Foto: Ademir Herrmann

Dia de Campo Sementes Crioulas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Roubo de flores

Roubo de flores em canteiros públicos têm gerado transtornos em Marechal Rondon

A Secretaria de Agricultura da prefeitura de Marechal Rondon realiza, desde o mês de fevereiro, um intenso trabalho de jardinagem. Com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e com um ambiente agradável diferentes flores estão sendo plantadas em canteiros da avenida, no portal, trevos, praça e no lago municipal. Em torno de 2500 mudas, ou seja, 150 caixas foram utilizadas e o trabalho feito foi desde mudar a terra, plantar e molhar havendo um cuidado constante. Porém, nas duas últimas semanas, a ação de vândalos obrigou os funcionários a replantar as flores. Cerca de 10 caixas, com 15 mudas em cada, tiveram que ser adquiridas para repor os canteiros. É importante salientar que as pessoas que forem pegas roubando, serão responsabilizadas pelos seus atos.

Fonte: Assessoria/Foto: Ademir Herrmann



Kumon matrícula grátis

Acimacar define programação de palestras para o 5o. Forum Empresarial

Está tudo encaminhado para a 5ª edição do Fórum Empresarial, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon. Com o tema nesta edição "Ousar é preciso", o fórum será realizado nas dependências do Clube Concórdia, entre os dias 23 e 25 de março, com início sempre às 19 horas e 30 minutos.
Como tradicionalmente ocorre, a cada noite é debatido um tema diferente e nesta edição fará a palestra de abertura o maestro João Carlos Martins, que falará sobre "Superando desafios". Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música.
Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música. No dia 24, o professor Jair Santos vai explanar sobre "Transformando empresas a partir de novas lideranças". Para fechar o ciclo de palestras, o consultor financeiro, professor e administrador de empresas Gustavo Cerbasi ministrará palestra com o tema "Toda empresa deve produzir dinheiro".
De acordo com a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, uma das novidades este ano é que a entidade rondonense está formalizando parceria com associações comerciais de municípios vizinhos a Marechal Rondon. O objetivo é incentivar empresários e colaboradores destas cidades a participar do Fórum Empresarial, que visa promover a conscientização para a busca da excelência na gestão e disseminar conceitos e fundamentos relativos a práticas bem-sucedidas nas organizações.

Fonte: Rádio Difusora/Regis Guerreiro

Rádio Educadora

Consumo de peixe

Vigilância Sanitária alerta rondonenses sobre o consumo de peixe

Com a chegada da quaresma, o consumo de peixe aumenta em torno de 300 por cento. Levando em consideração a facilidade com que esta carne se deteriora são necessários alguns cuidados para que não ocorra uma intoxicação alimentar.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da prefeitura de Marechal Rondon, Sérgio Valdir Ost, é necessário avaliar a qualidade do peixe antes de comprá-lo. Ele menciona que é de grande importância verificar o aspecto geral do peixe analisando se ele está com reflexo metálico, odor característico, olhos brilhantes ocupando toda a cavidade orbital, guelras com coloração vermelha e escamas firmes.
O chefe da Vigilância Sanitária diz ainda que um teste prático que pode ser feito é apertar o peixe com o dedo e se a carne voltar à posição normal significa que ele está fresco. A melhor forma de conservar o pescado é o congelamento, pois ele se mantém de três a seis meses de acordo com o teor de gordura na carne. Além disso, ao ser colocado a venda deve estar embalado, rotulado com identificação de origem, data de validade e forma de conservação caso seja congelado ou resfriado. Os peixes congelados precisam ser mantidos a 18 graus centígrados e os resfriados a no máximo 7 graus.

(Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira/Assessoria)

Bolsas de Estudo sobrando

ProUni tem mais de 16 mil bolsas de estudo sobrando

Sobraram mais de 16 mil bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) após o fim da segunda e última etapa. Para as 85.155 bolsas (34.661 integrais e 50.494 parciais) ofertadas em universidades particulares do país, somente 68.722 estudantes foram pré-selecionados. No total, houve 355.288 inscrições. O resultado com os pré-selecionados foi divulgado nesta quarta-feira no site do ProUni.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, essas bolsas que sobraram poderão ser aproveitadas pela instituição de ensino numa seleção por conta própria, desde que o aluno se enquadre em todos os critérios do ProUni, como ter renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio para bolsa integral, ou até 3 salários mínimos para a parcial, ter cursado o ensino médio todo em escola pública ou ter sido bolsista integral em escola privada e não ter concluído um curso superior. Participaram do ProUni estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.
Quem tiver sido pré-selecionado precisará comparecer até sexta-feira na instituição de ensino onde pretende estudar e comprovar as informações declaradas na inscrição. A instituição poderá ainda aplicar um processo seletivo próprio.

Fonte: Rádio Educadora/Geraldo Costa Rosa

Rádio Difusora

Jovens da Alemanha

Jovens da Alemanha visitam Quatro Pontes para conhecer Agricultura Orgânica

O município de Quatro Pontes recebeu uma visita ontem de jovens evangélicos da Alemanha, que estão conhecendo um pouco da agricultura da região. Os jovens vindos de uma cidade germânica do Sul da Baviera, foram recebidos pelo Vice- Prefeito Paulo Brandt, representando o prefeito Rudi Kuns que encontra-se em Brasília, Secretário da Agricultura Selso Francener, e pela responsável pela Assistência Social Loni Topper, além de representantes dos produtores orgânicos do município. A visita aconteceu na propriedade orgânica de Herberto Lamb, onde os visitantes puderam observar a produção orgânica bem como degustar de alguns produtos da agricultura familiar de Quatro Pontes que é destaque em âmbito regional e nacional. O coordenador do CAPA , Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, Wilmar Saar, afirma que esta, é uma parceria que envolve a entidade apoiadora ao pequeno agricultor do Oeste do Paraná, com a juventude rural da região da Baviera, no Sul da Alemanha. (Fonte: Paulo Nogueira/Rádio Educadora)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Adolescentes gestantes

Secretaria de Saúde rondonense realiza projeto com adolescentes gestantes 


A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Marechal Rondon, juntamente com o SESC, iniciam amanhã (11) projeto destinado especialmente às adolescentes gestantes do município. Este, que têm como tema “A espera do bebê”, e será realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área da saúde.
A diretora da Unidade de Saúde 24 horas, Rosane Ost, explica que o projeto visa um trabalho de orientação. “O nosso objetivo é oferecer mais segurança às adolescentes resgatando a auto-estima, propiciando um espaço de troca de experiência e reflexão a fim de viabilizar uma gestação positiva e saudável”, enfatiza. Dados do ano de 2009 revelam que 26,4% das adolescentes, de 14 a 19 anos, estavam grávidas no município. Dessa forma, a secretaria preocupou-se em fazer um trabalho diferenciado para auxiliá-las.  
As gestantes, de 13 à 19 anos, interessadas podem se inscrever gratuitamente na Unidade de Saúde no setor de Assistência Social. Os encontros acontecem a cada quinze dias das 14h00 às 16h30, com duração até novembro, nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). As atividades a serem desenvolvidas são palestras, orientações, artesanato juntamente com a parte de nutrição, enfermagem, médico, assistente social e fisioterapia. Lembrando que na oficina de artesanato as participantes vão confeccionar objetos voltados para o seu bebê. “Convidamos a todas as interessadas para que se inscrevam e participem do projeto, que será muito importante”, enfatiza Rosane. 
 
Assessoria de Imprensa

Everton Ferre

Mímico realiza shows em escolas municipais de Marechal Rondon



A parceria entre a Secretaria de Educação e da Cultura da prefeitura de Marechal Rondon oportunizou as escolas municipais da sede e dos distritos de assistir o show do mímico Everton Ferre. O objetivo é proporcionar aos educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental uma interação com o artista.
A Secretária de Educação, Marta Salete Bendo, diz que se sente muito feliz. “O sucesso dessa empreitada valoriza o artista e anima ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido na pasta”, pondera. Já a Secretária da Cultura, Carmen Cristine Borzatto, se mostra extremamente satisfeita com a alegria e a transformação que a arte pode suscitar aos alunos e aos profissionais da rede municipal de ensino. A vinda do mímico também foi possível através do intermédio do vereador Valdemir José Sonda que é amigo dele há mais de 20 anos.   
As apresentações foram divididas em duas etapas. De 22 de fevereiro até o dia 25 foi realizada nas escolas Bento Munhoz, Érico Veríssimo, Antônio Rockenbach, Jean Piaget, Ana Paula, Vinte e Cinco de Março, Vinte e Cinco de Julho, Waldomiro Liessen, Criança Feliz, Osvino Weirich da sede, Floriano Peixoto em Iguiporã, Almirante Barroso em Curvado e Moraes Rego em Porto Mendes. A segunda etapa terá início amanhã (10) nas escolas Costa e Silva em Margarida, São Roque e São João Batista em Novo Três Passos. O encerramento acontece no dia 11 nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's). 
Artista 
Everton Ferre tem sua mímica engajada na arte-educação objetivando melhorar as consciências e despertar a sensibilidade, a solidariedade e a ética como compromisso de vida. O mímico é uma verdadeira lenda viva desta arte milenar, pois já se apresentou em outros países como Cuba, Argentina, Paraguai, Bolívia, França, Rússia, Peru, Equador, Venezuela, Chile, México, entre outros.
 
Fonte: Assessoria

Inaugurações na Unioeste

Secretária Lygia inaugura obras nos campi da Unioeste e no HUOP

 Nesta quarta-feira (10) a professora Lygia Lumina Pupatto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) estará na região para a inauguração de uma série de obras nos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).
Segundo destacou o reitor da Unioeste, professor Alcibiades Luiz Orlando, “a visita da professora Lygia é uma oportunidade de reconhecimento da atuação da SETI junto à Unioeste, que tem viabilizado avanços na pesquisa, no ensino e na extensão nos cinco campi e no Hospital Universitário que compõem a Unioeste. A atuação da professora Lygia merece destaque pelos inúmeros investimentos feitos na infra-estrutura bem como na viabilização financeira de projetos e programas que contribuem na verticalização da Universidade e na projeção regional da Unioeste com ações extensionistas atendendo às demandas da sociedade do Oeste e Sudoeste do Paraná”.
Obras que serão inauguradas
No Campus de Cascavel será inaugurado o Centro de Reabilitação em Fisioterapia, obra construída com recursos próprios no valor de R$ 888.058,72 com 1.295,49 metros quadrados. A inauguração acontecerá às 11 horas.
No início da tarde, a partir das 13h30, acontecerá, no HUOP, a inauguração das novas instalações da ala da Maternidade cujas reformas atingem uma área de 543 metros quadrados no valor de R$ 374.615,26 que foram recursos próprios.
Em seguida, a partir das 14h30 horas, a professora Lygia estará no Campus de Toledo, onde será lançado o plano urbanístico do campus e a visita às obras que estão em andamento, como o a construção do auditório que vai compor o centro de eventos, o prédio de laboratórios de pesquisa da área de Engenharia de Pesca, o prédio do curso de Química, a praça de convivência e o cercamento do campus. Na oportunidade também será assinada a minuta de convênio do TECPAR e Unioeste. As obras em Toledo estão sendo executadas com recursos da SETI, Fundação Araucária, Finep, MEC e próprios.
No período da noite, às 19 horas, professora Lygia inaugura a biblioteca do Campus de Marechal Cândido Rondon. A obra de 1.717,60 metros quadrados foi realizada com recursos da SETI (MCO), Fundação Araucária e Fundo Paraná, totalizando o investimento de R$ 1.468.384,19.

Assessoria de Comunicação Social

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sementes Crioulas

Sementes crioulas a favor da segurança alimentar

Identificar os produtores da região Oeste do Paraná que tenham sementes crioulas e incentivá-los na preservação dessas preciosidades naturais. São essas algumas das propostas do projeto “Rede Oeste de Sementes Crioulas e Agroecologia”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon. “Sem o controle das sementes é inviável a agroecologia, e sem ela não temos qualidade nutritiva. O nosso objetivo é motivar a preservação desse patrimônio, para que a sociedade possa se beneficiar e ter segurança alimentar”, resume Wilson Zonin, coordenador do projeto, que é financiado pelo programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Assim, o projeto tem o papel de ajudar cerca de 100 produtores da região de Marechal Cândido Rondon. Os bolsistas, além de ensinarem os agricultores a identificarem as sementes conservadas, incentivam a troca de grãos entre os produtores, para que eles ampliem o material orgânico existente, e ainda ensinam técnicas para o desenvolvimento e a produtividade dos grãos.
“Atuamos no desenvolvimento de experimentos, visando a reprodução de sementes crioulas e de adubos verdes que possam auxiliar os produtores nos processos de transição da agricultura convencional para a orgânica, assim como garantir a biodiversidade de culturas tradicionais como milho, feijão e outras”, explica a bolsista Ana Maria de Carvalho, acadêmica de Geografia.
O produtor orgânico, Luiz Hedel, é um verdadeiro guardião de sementes crioulas. Ele formou um mix de mais de 90 variedades de sementes de milho e outras 40 de feijão, que cultiva numa propriedade de 24 hectares, 30% já com mata recuperada. Além disso, ele cultiva cerca de 12 variedades de milho crioulo. “Faço a produção orgânica há treze anos. A vantagem é a redução de custos, pois utilizamos a adubação verde, o próprio esterco do bovino que temos na propriedade, além do adubo orgânico certificado que substitui o químico”, explica Luiz, lembrando que este ano nem precisou adubar o solo. “Além disso, você sabe que está comendo um alimento sadio”, observa. Luiz conta ainda que o projeto tem ajudado com orientações. “Sempre fazemos trocas de experiências”.
Já para Odacir Grilo Reinheimer, de Missal, é preciso preservar as sementes. “Precisamos cuidar deste patrimônio para garantir a independência do produtor. Por isso trocamos sempre as sementes, nunca vendemos”.
Para o professor Zonin, é preciso motivar os agricultores. “Para desenvolver este tipo de agricultura é necessário muita dedicação e consciência”.

Dia de Campo

O projeto, com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), realizam no próximo dia 16 o Dia de Campo no município de Mercedes. Na oportunidade os produtores poderão conhecer os avanços tecnológicos que vêm sendo obtidos por meio das pesquisas realizadas na área de agroecologia. Neste dia serão montadas quatro estações: “Estudo de Sistemas de Adubação Orgânica”, “Seleção e Melhoramento Genético”, “Adubações Verdes” e “Controle Biológico de Pragas e Doenças”. Para Zonin, o evento será “uma produção de conhecimentos”. Mais informações no Laboratório de Extensão Rural da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon ou pelo telefone (45) 3284-7925.

O grão crioulo

A semente crioula é modificada ao longo dos anos sem passar por processos químicos. Elas são cultivadas por agricultores familiares e são melhoradas por meio de processos de cruzamento entre as variedades no decorrer dos anos. Assim, elas vão se adaptando às mudanças climáticas com o tempo e por meio deste procedimento é possível realizar alterações como diminuir a altura da planta, fazer avaliação de doenças com 30 dias de florescimento e aumentar a produtividade.

Assessoria de Comunicação Social

sexta-feira, 5 de março de 2010

Show com Daniel Namkhay

Deputado recebe autoridades de Serranópolis do Iguaçu


O prefeito se Serranópolis do Iguaçu, José Arlindo Sehn, acompanhado do secretário de administração, Arno Demarchi, e do presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores do município, Evandro Mazurana e Nilson Konig, estiveram em Curitiba para uma visita ao gabinete do deputado Ademir Bier.
O encontro aconteceu na manhã do último dia 02, terça-feira.
Em pauta, a liberação de um ônibus para transporte de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a cessão de mobiliário e equipamentos às escolas municipais serranopolitanas e a solicitação para a implantação da Biblioteca Cidadã. O deputado já fez os devidos encaminhamentos e se disponibilizou a marcar audiências com os secretários de Estado, no sentido de viabilizar as obras.

Harry Bronemann (AVM), Arno Demarchi, Evandro Mazurana, Nilson Konnig,Coronel Furquim (AMAI), Deputado Ademir Bier e José Arlindo Sehn (Serranópolis).

Texto e foto: Luciano d'Miguel

UFTPR

Mais de 16 mil candidatos disputam a uma vaga na Universidade Tecnológica do PR


O total de candidatos inscritos a uma vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, durante a terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), chegou a 16.288. A lista dos aprovados será divulgada amanhã e o período de matrículas ocorrerá entre os dias 9 e 12.
Os candidatos poderão optar por fazer parte de uma lista de espera para o curso ao qual se inscreveram.
A opção do candidato por participar da lista de espera deve ser feita no site do SiSU, durante os mesmos dias do período de matrículas (9 e 12 de março).
Caso a Universidade ainda tenha vagas remanescentes, serão realizadas novas chamadas, convocando os selecionados para matrícula, a partir da lista com a classificação dos candidatos que se inscreveram na terceira etapa e manifestarem interesse em fazer parte da lista de espera. O edital com regras e datas relativas a estas chamadas foi divulgado no site da Universidade Tecnológica (www.utfpr.edu.br).

Fonte:

Rádio Educadora/Geraldo Costa Rosa

Colheita da Soja

Cerca de 95% da produção de soja já foi colhida na região

Já foram colhidos cerca de 95% da produção de soja na região, conforme levantamentos realizados por técnicos que acompanham a produção no campo. Se as previsões meteorológicas se confirmarem, até o inicio da próxima semana toda a produção deverá estar completamente colhida.
Os produtores têm obtido excelentes resultados em suas lavouras, porém o preço do produto caiu consideravelmente devido a oferta do mercado. Conforme Irineu Lorenzetti, do departamento agronômico da Copagril, os trabalhos de colheita deverão estar concluidos até o inicio da próxima semana, entre segunda e terça-feira.

Fonte: Rádio Educadora/Daniel Ronaldo

Ademir Bier

Ademir Bier participa de audiência junto à Secretaria da Saúde

O deputado estadual Ademir Bier esteve em audiência com o secretário de Estado da saúde, Gilberto Martin, na tarde da última terça-feira (02), para reivindicar o credenciamento dos municípios-membros do CISCOPAR – Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná junto ao serviço de hemodinâmica e alta complexidade em neurologia.
A intenção é que, com a medida, a 20ª Regional de Saúde, sediada no município de Toledo, beneficie aproximadamente 354 mil habitantes desses municípios.

Texto e foto: Luciano d'Miguel

quinta-feira, 4 de março de 2010

Encontro de Recém Formados do USF

Bolsistas terão transporte para Encontro de Recém-Formados

Para incentivar e facilitar a participação dos bolsistas e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no 1º Encontro de Profissionais Recém-Formados, do programa Universidade Sem Fronteiras, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) oferecerá o transporte para os participantes da Instituição.

Horários
O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de março e ocorrerá em Faxinal do Céu. Assim, os ônibus terão saída às 11h, de Marechal Cândido Rondon, às 12h de Toledo, às 13h de Cascavel, às 15h de Laranjeiras do Sul e uma van às 14h de Francisco Beltrão. Já o retorno será no dia 7, a partir das 14h.

O evento
O Encontro tem o objetivo de promover um espaço de debate entre os profissionais que realizam ações do Universidade Sem Fronteiras de todo Paraná. O evento terá ainda como propósito a discussão sobre o papel da extensão universitária no desenvolvimento regional.
Além do transporte, a estadia e a alimentação também serão pagas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

USF
O Universidade Sem Fronteiras está presente em mais de 280 municípios e atuando em sete subprogramas. O encontro será dividido em três grandes grupos temáticos: Educação, Cultura e Direitos Sociais, Desenvolvimento Rural e Tecnologia e Produção. Durante os três dias, acontecem palestras e oficinas para a integração dos participantes.

Assessoria de Comunicação Social

Gripe A

Paraná já tem cinco mortes pela gripe A confirmadas em 2010

O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado ontem, traz a relação de cinco mortes confirmadas pela nova gripe neste ano.
No total são 373 casos confirmados em 2010.
No ano passado, foram registrados mais de 56 mil casos, com 290 óbitos.
As mortes foram verificadas na Região Metropolitana (1), nas regiões de Ponta Grossa (1), Pato Branco (1) e Maringá (2).
Neste ano, a distribuição de casos coloca a regional de Maringá como a mais problemática, com 90 exames positivos para a nova gripe, seguido da Grande Curitiba, com 84, e Londrina, que contabiliza 83.
O Norte do Estado sozinho tem mais da metade dos casos no Estado.
Comparando aos números disponíveis nos boletins divulgados — foram 82 no total — o Paraná registrou no ano passado a quase 57 mil casos positivos no Estado, com cerca de 290 mortes.
A proporção dá uma morte a quase 200 casos positivos.
Os números deste ano mostram uma morte a cada 74,6 casos positivos verificados.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe começa na próxima segunda-feira.

Fonte: Rádio Educadora/Arnaldo Santos

quarta-feira, 3 de março de 2010

Toshio Yoshioca/Apiários Lohmann

Secretaria de Meio Ambiente muda de endereço em Toledo

A Secretaria de Meio Ambiente de Toledo mudou de endereço e a partir de hoje passa a atender na antiga Usina do Conhecimento, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O horário de atendimento é o mesmo da prefeitura, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17 horas.
Com essa mudança haverá mais espaço e com isso todos os funcionários da secretaria passam a trabalhar no mesmo lugar, inclusive os que estavam no Horto Municipal. Quem precisar requerer muda de árvore pode ir direto a secretaria no novo endereço e as pessoas que necessitarem de poda de árvore devem fazer o pedido no protocolo na prefeitura que a solicitação será devidamente encaminhada, explica o secretário de Meio Ambiente, Delmar Hoffmann.

(Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira)

Audiência com ministros em Brasília

Prefeitos da região participam de audiência exclusiva com ministros em Brasília


Prefeitos da região Oeste participam no próximo dia 10, quarta-feira da semana que vem, a partir das 10 horas, em Brasília, de uma audiência exclusiva com o ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo e com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
A caravana de prefeitos está sendo organizada pela AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Na pauta estão previstas discussão sobre a execução orçamentária anual e seus reflexos na legislação eleitoral, explanação dos projetos existentes no ministérios, debate sobre as propostas regionais para o PAC 2, entre outros assuntos que deverão ser abordados pelos prefeitos
Assessoria

Valorização e Bem Estar da Mulher

Marechal Rondon abre programação do Encontro de Valorização e Bem Estar da Mulher

Evento realizado na tarde de terça-feira, no saguão da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, marcou o início do II Encontro de Valorização e Bem Estar da Mulher, promovido pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Assistência Social. Estiveram presentes autoridades municipais, representantes de entidades, escolas, clubes de serviços, entre outros.

O ato iniciou com apresentações culturais promovidas pela Secretaria de Cultura do município. Logo após aconteceu uma emocionante homenagem a juíza Berenice Silveira Ferreira Nassar, pelos relevantes trabalhos que realiza no município e pelo importante papel que desempenha na sociedade. Muito emocionada a juíza mencionou de sua alegria em receber a honraria. “Estou muito feliz e muito honrada pela homenagem. Reparto toda esta alegria e a homenagem com as mulheres rondonenses, pois todas são merecedoras. Me considero uma brasileira privilegiada pois tive a oportunidade de freqüentar excelentes escolas e tenho uma família maravilhosa”.
Logo após a homenagem também foi realizado ato de entrega oficial do Projeto de Lei para a Criação do Conselho Municipal da Mulher Rondonense (COMMUR) à Câmara de Vereadores, que têm por objetivo desenvolver ações de interesse da mulher, como pesquisas, cursos, palestras, projetos, participação em eventos, entre outros. Este irá agora para apreciação e posterior votação por parte dos vereadores.
A programação do II Encontro de Valorização e Bem Estar da Mulher seque quarta-feira, dia 03, com palestra na área da saúde da mulher, às 19h30, no Clube Concórdia. O evento têm o apoio da Secretaria de Saúde do município. Para quinta-feira, também às 19h30, haverá palestra motivacional promovida pelo SESC.
“Serão três dias voltados especialmente para as mulheres, visando o bem estar das mesmas. O objetivo é oferecer informações em um ambiente de integração. Convidamos a todas para se fazerem presentes, pois serão atividades muito especiais”, destaca a primeira-dama e Secretária de Ação Social, Maria Cleonice Froehlich.


Assessoria

Ótica dà Visão

Tarifa social da Água e da Luz agora é lei

Será promulgada nesta quarta-feira,3, Proposta de Emenda Constitucional , do deputado Elton Welter(PT), que altera o Artigo 133 da Constituição Estadual, e garante a constitucionalidade às tarifas sociais da Sanepar e da Copel para as famílias de baixa renda do Paraná. Isto significa que o que hoje são programas do Governo Estadual, criados em 2003, passarão a funcionar como uma Lei definitiva.
O Programa Luz Fraterna da Copel atende atualmente 1,4 milhões de pessoas garantindo gratuidade da tarifa da luz até o limite de 100 quilowatts/mês. Já a Sanepar oferece às famílias de baixa renda do Estado o pagamento mínimo de R$ 5,00 para a tarifa de água e R$ 2,50 para o serviço de esgoto para o consumo de até 10 mil litros por mês. Segundo Elton Welter a sua proposta tem como principal objetivo transformar os programas "Tarifa Social da Água e Luz Fraterna", em políticas públicas definitivas garantindo assim que este benefício não seja mais retirado das famílias pobres do Estado independente da mudança de governo.
"São dois programas muito importantes que não podem acabar. A promulgação da pec garanter que a inclusão social que estes programas representam seja definitiva. Estamos falando de saúde e conforto para as famílias pobres de trabalhadores paranaenses", afirma o deputado.

Fonte-Laura Sica

Multa para descaso com a dengue pode chegar a R$ 970,00

Quem não colaborar no combate a dengue poderá ser multado em Marechal Rondon


A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon vem realizando desde o ano passado uma ampla campanha de conscientização para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, para evitar uma possível epidemia de dengue no município e em toda a região.
Agentes de Saúde realizam trabalhos constantes em todo o município, mas os resultados não estão sendo alcançados, pois parte da população ainda não está consciente do problema e não estão dando a devida importância para a necessidade de evitar a proliferação do mosquito. Em muitas residências são encontrados focos do mosquito e, em muitas delas, ocorre a reincidência.
Como os proprietários não estão tomando as devidas providências no sentido de manter suas casas livres de possíveis focos do mosquito transmissor, a Secretaria de Saúde de Marechal Rondon passará a cumprir o que preconiza a Lei Municipal nº 3.908, de 17 de junho de 2008, que estabelece normas para a prevenção da propagação de doenças transmitidas por vetores (febre amarela e dengue).
A Lei estabelece normas a proprietários, inquilinos, responsáveis por propriedades, proprietários de terrenos baldios, industriais, entre outros, mencionando que todos devem manter limpos e organizados os imóveis, de modo que não haja a possibilidade de proliferação do mosquito.
A Lei também estabelece que as infrações serão apuradas pelos agentes de saúde ou pela Vigilância Sanitária. A primeira notificação será uma advertência, tendo o responsável pelo imóvel 24 horas para adequação. Em caso de omissão, após a advertência, poderá ser cobrada multa no valor de R$ 5 unidades de Valor de Referência, hoje correspondente a cerca de R$ 485,45. Caso haja reincidência, o valor da multa poderá ser de 10 unidades de Valor de Referência (R$ 970,90), além de outros procedimentos a serem adotados.
O Secretário de Saúde rondonense, Silvestre Cottica, lembra que a medida foi tomada única e exclusivamente para garantir o bem da coletividade. “Não queremos multar ninguém, mas será necessária a penalidade caso as pessoas não colaborarem. Foi uma medida que adotamos frente ao descaso de algumas pessoas quanto a uma situação, que pode gerar problemas futuros. Pedimos mais uma vez a compreensão e o apoio de todos, para manter o município livre da doença”.




Resgitro da reunião realizada entre a Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e coordenação da dengue definiu os últimos detalhes dos trabalhos. Foto: Roges Freitag

Teatro Municipal

Mais R$ 1 milhão estão garantidos para a segunda etapa do teatro municipal


A confirmação de mais R$ 1 milhão aconteceu no sábado, dia 27, durante o encontro do PP, realizado em Marechal Rondon. O anúncio foi feito pelo deputado federal Dilceu Sperafico, autor da emenda ao orçamento da União. A funcional programática, documento que assegura os recursos, foi entregue em mãos pelo deputado Sperafico ao prefeito Moacir Froehlich.
O parlamentar já garantiu na conta da prefeitura do município de Marechal Rondon o primeiro milhão, destinado à primeira etapa. Os recursos anunciados pelo deputado no final de semana, são destinados para a segunda etapa do projeto.
Sperafico agilizou o montante ainda no mês de novembro e assim conseguiu incluir o recurso no orçamento da União para este ano. Ele mencionou ainda que fará esforços para assegurar mais recursos para a obra aguardada por muitos anos pelos rondonenses. “O recurso deve ser liberado até o mês de julho deste ano. Com isso totalizamos R$ 2 milhões para a obra. Vamos continuar buscando recursos, até que a obra esteja concluída”, destacou o deputado.
O investimento na construção do espaço cultural e de aprendizado, será de R$ 5 milhões, sendo que o projeto contemplará a predominância característica da cidade, o estilo germânico e será um dos mais belos teatros do estado do Paraná. O futuro teatro será construído na Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao Lago Municipal. Serão 2.500 metros quadrados de área construída, com um auditório para cerca de 800 pessoas.
Na manhã desta terça-feira, aconteceu a abertura dos envelopes das empresas concorrentes para a construção da primeira etapa da obra. A vencedora foi a Baseforma Engenharia de Projetos e Obras Ltda, que apresentou valor de R$ 1.464.775,70. A empresa, agora, terá prazo de cinco dias para entregar os documentos junto a Caixa Econômica. Assim que tudo for aprovado, a prefeitura emitirá a ordem de serviço para o início da obra, tendo a empresa 12 meses para finalizar a primeira etapa.
O prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, está otimista quanto ao início da obra, salientando que a garantia dos recursos para a segunda etapa, tranqüiliza toda equipe de governo que está empenhada ao máximo para tornar realidade o teatro municipal.


Momento em que o deputado Sperafico entregou o documento ao prefeito Moacir Froehlich.
Fonte: Assessoria

Festa de rock

terça-feira, 2 de março de 2010

O futuro da mobilidade urbana

Imprimir E-mail
Pesquisa recém lançada pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) mostra que não adianta o Brasil apostar em uma ou outra modalidade de transporte, como o metrô, bastante defendido como solução para a mobilidade paulistana, por exemplo. É preciso investir em uma rede integrada de transporte público, para que o aumento na demanda seja atendido no futuro. Setor aposta alto nos grandes eventos esportivos dos próximos anos para sua renovação.

Nas últimas décadas, muitos avanços foram realizados no transporte público brasileiro. A diminuição das emissões de poluentes pelos veículos a partir da criação do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, é uma delas. Mas ainda falta muito para que as melhorias alcancem todas as grandes cidades do país e estejam associadas ao avanço nas tecnologias e a uma maior vontade pública para incentivos na área.

Ao traçar um panorama sobre a matriz energética do transporte público urbano, o estudo da NTU lembra que a demanda de energia ainda é muito alta. O Balanço Nacional, de 2007, já mostrava que o setor de transportes é responsável por cerca de 31% do total de energia consumida no país. Quando levada em conta somente a energia produzida por fontes fósseis, como o petróleo, a participação dos transportes sobe para 52%. Comparando os diversos meios, o setor rodoviário absorve 92% da energia gasta, sendo irrisória a participação dos setores ferroviário, hidroviário e aéreo.

Aumento na demanda

Se mesmo com as melhorias feitas a situação já não é lá das melhores, no futuro ela tende a piorar, caso mudanças não comecem a ser implementadas. Em 2030, a estimativa é de que o consumo total de combustível pelo transporte rodoviário triplique em relação ao que é hoje. Em 2005,o montante era da ordem de 50 milhões de toneladas equivalentes de petróleo por ano. Daqui a 20 anos, esse número deve chegar a 150 milhões. Para daqui a duas décadas, é esperado um incremento de 53% no número de viagens no país, a maioria de automóveis.



 Isso significa que a poluição jogada no ar pela queima de combustíveis e as doenças decorrentes da má qualidade de ar também tendem a crescer em igual proporção, se os governos locais e empresas responsáveis pela produção e administração do transporte público não começarem a se mexer. 

“Os aspectos mencionados convergem para a necessidade de uma nova política nacional de transportes públicos, que busque combinar as melhores alternativas ambientais e energéticas, passando pela análise da distribuição da rede de transportes coletivos e das mais diversas tecnologias de veículos e combustíveis”, diz o relatório.

Alternativas existem, falta vontade

Quando se fala em rede interligada de transportes coletivos e novas tecnologias, não se está tratando do futuro. Com planejamento, ônibus convencionais poderiam ser interligados a veículos BRT (Bus Rapid Transit)- baseado no transporte por corredores -, a metrôs, trens e até o velho conhecido trólebus, bastante viável em cidades de ruas largas e trânsito moderado. Para abastecê-los, diesel de baixo teor de enxofre, biodiesel, gás natural, álcool, hidrogênio e energia elétrica também já estão à disposição, no Brasil ou fora dele.

O trabalho da NTU mostra que tanto o tipo de transporte como o combustível usado existem no mercado, mas que, para que sejam realmente implementados  e cada vez mais aperfeiçoados, é preciso que haja interesse. “O setor acompanhou as evoluções da matriz energética, mas todas elas sem resultados expressivos. Na verdade o que a gente sente é a falta de uma política energética mais coerente que possa dar respaldo à mudança de tecnologia”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

Segundo Bicalho, a questão do gás natural é emblemática. Menos poluente que o diesel, o gás foi testado várias vezes nos ônibus de transporte urbano, mas todas as experiências feitas até hoje resultaram em fracasso porque a falta de uma política de preços, por parte do governo, não deu segurança para que os operadores investissem na mudança da frota. “Para mudar, precisamos ter o mínimo de segurança de que a política energética vai dar respaldo às tecnologias”, diz.

Copa das esperanças

Em meados de janeiro, o governo federal anunciou que R$ 8 bi dos R$ 20 bilhões destinados ao chamado PAC da Copa vão para obras de mobilidade urbana. A notícia reascendeu os ânimos do setor de transporte público do país, que vê neste evento e nas Olímpíadas de 2016 uma possibilidade de mudança. “Acreditamos que, com a Copa, vai haver um salto no setor. Os eventos [a Copa e as Olimpíadas] acabaram obrigando nossos governantes a tomar uma atitude mais ousada para tentar melhorar o caos urbano que vivemos hoje”, defende Bicalho.

Para o superintendente da NTU, a expectativa é que as melhorias não se restrinjam às 12 cidades-sede dos jogos. “Acreditamos que esse é apenas o pontapé inicial. São 12 cidades agora, mas as outras de médio e grande porte não vão querer ficar pra trás. Passado esse momento de euforia, vai haver uma demanda por parte delas. Os eventos esportivos podem trazer uma nova Era para o transporte coletivo no Brasil”, diz Bicalho, cheio de esperança.

O estudo “Perspectivas de Alteração da Matriz Energética no Transporte Público Urbano por ônibus” pode ser lido na íntegra no site da NTU.





PDF Imprimir E-mail
Cristiane Prizibisczki          Fonte: http://www.oeco.com.br/reportagens

Falurb

Falurb forma novos bacharéis em administração


A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb) concedeu título de bacharel em Administração para 68 acadêmicos das turmas "F" com habilitação em Gestão Ambiental e Empreendedorismo. A cerimônia de colação de grau foi realizada no Ginásio de Esportes Rui Barbosa com a presença de familiares dos acadêmicos, professores, autoridades e convidados.
A solenidade foi presidida pelo diretor da Falurb, professor Neander Kloss. Em seguida, o capelão da instituição dirigiu o ato litúrgico.
A execução do Hino Nacional contou com a colaboração dos músicos Silvio Marcucci Júnior e Ewerton Alves dos Santos.
Feito o juramento pelo formando César Luiz Petri, foi atribuído grau a cada um dos formandos e a aluna Natália Reichert, oradora das turmas, proferiu discurso em nome de seus colegas.
O diretor da Falurb, Neander Kloss, parabenizou os formandos pela conquista e homenageou os formandos destaque de turma, concedendo Láurea Universitária a Etelmi Nogueira Kaiser Wasem e César Luiz Petri.
Na quinta-feira (25), foi realizado o culto de gratidão pela formatura dos acadêmicos de Administração. A celebração foi realizada na Congregação Cristo com a presença dos formandos e seus familiares, professores e funcionários da instituição. O capelão da faculdade, pastor Sérgio Maurício Reinholz, conduziu o momento de louvor e agradecimento a Deus.