segunda-feira, 1 de março de 2010

Sementes Crioulas e Agroecologia

Projeto Rede Oeste de Sementes Crioulas e Agroecologia e CAPA realizam dia de campo



O projeto Rede Oeste de Sementes Crioulas e Agroecologia e o CAPA – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, realizam no próximo dia 16 um dia de campo no município de Mercedes.
O evento contará com o apoio de outros parceiros do projeto, um dos vários que vêm sendo desenvolvidos no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, através do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O projeto Rede Oeste de Sementes Crioulas e Agroecologia tem o objetivo de identificar os agricultores que ainda produzem sementes crioulas na região Oeste com a finalidade de criar um banco de sementes. Além disso, através do projeto, bolsistas acadêmicos e recém formados atuam no desenvolvimento de experimentos, visando a reprodução de sementes crioulas e de adubos verdes que possam auxiliar os produtores nos processos de transição da agricultura convencional para a orgânica, assim como garantir a biodiversidade de culturas tradicionais como milho, feijão e outras.
São denominadas sementes crioulas aquelas que foram tendo seu melhoramento ou atual padrão genético definido através dos séculos e da seleção natural ou feita pelo homem. A modernização da agricultura, ocorrido a partir dos anos 50 no Brasil, desvalorizou estes processos naturais e biológicos de seleção ao aplicar um pacote tecnológico que elevou a produtividade das culturas, mas gerou incontáveis problemas ambientais e a quase completa perda da biodiversidade vegetal e da cultura alimentar, considerada por muitos o maior patrimônio de um povo.
Segundo os coordenadores do evento, na oportunidade os produtores de toda a região poderão trocar sementes crioulas de milho, feijão e outras culturas, além de conhecerem os avanços tecnológicos que vêm sendo obtidos através das pesquisas realizadas na área de agroecologia, nas várias estações que serão montadas especialmente para este dia de campo.
Maiores informações sobre o dia de campo podem ser obtidas junto ao Laboratório de Extensão Rural da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon ou através do telefone 45 3284-7925.

Nenhum comentário: