quinta-feira, 11 de março de 2010

Consumo de peixe

Vigilância Sanitária alerta rondonenses sobre o consumo de peixe

Com a chegada da quaresma, o consumo de peixe aumenta em torno de 300 por cento. Levando em consideração a facilidade com que esta carne se deteriora são necessários alguns cuidados para que não ocorra uma intoxicação alimentar.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da prefeitura de Marechal Rondon, Sérgio Valdir Ost, é necessário avaliar a qualidade do peixe antes de comprá-lo. Ele menciona que é de grande importância verificar o aspecto geral do peixe analisando se ele está com reflexo metálico, odor característico, olhos brilhantes ocupando toda a cavidade orbital, guelras com coloração vermelha e escamas firmes.
O chefe da Vigilância Sanitária diz ainda que um teste prático que pode ser feito é apertar o peixe com o dedo e se a carne voltar à posição normal significa que ele está fresco. A melhor forma de conservar o pescado é o congelamento, pois ele se mantém de três a seis meses de acordo com o teor de gordura na carne. Além disso, ao ser colocado a venda deve estar embalado, rotulado com identificação de origem, data de validade e forma de conservação caso seja congelado ou resfriado. Os peixes congelados precisam ser mantidos a 18 graus centígrados e os resfriados a no máximo 7 graus.

(Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira/Assessoria)

Nenhum comentário: