sexta-feira, 12 de março de 2010

Espaço fronteiriço e espaço agroecológico

1º Colóquio de Estudos Regionais

Debater a realidade regional do Oeste do Paraná à luz de um plano de ações de desenvolvimento integrado na faixa de fronteira e de experiências em agroecologia é o objetivo do  1º Colóquio de Estudos Regionais que acontece nos dias 17 e 18 de março no Tribunal do Júri da Unioeste/Campus de Mal. Cândido Rondon.
O evento tem como propósito debater dois temas importantes para a atualidade: a fronteira e a agroecologia no momento em que está na iminência de ser entregue ao Presidente Lula uma proposta de desenvolvimento integrado na faixa de fronteira.
Tendo como público alvo acadêmicos, professores e técnico-administrativos da Unioeste, além do público em geral, o Colóquio está sendo promovido pelo Laboratório de Estudos Regionais com apoio do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras e Colegiado de Geografia da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon.
Segundo o professor Edson Belo Clemente e Souza, organizador do evento, tanto o espaço fronteiriço quanto o espaço agroecológico são temas relevantes para que a comunidade acadêmica interaja e reflita sobre a necessidade de desenvolver conhecimento científico, quer seja em pesquisa ou/e extensão. “Os temas fronteiriços são bastante solicitados na atualidade para o debate do desenvolvimento regional, pois a fronteira é um espaço carente de políticas públicas consistentes que promovam o desenvolvimento econômico. Agora, entretanto, está sendo criada a oportunidade de implementar um plano de ações, através de um grupo de trabalho formado por várias regiões do país que estão nas faixas de fronteira. Na fronteira com o Paraguai e Argentina, o advogado Itamar Dall'agnol é o representante do Conselho dos Municípios Lindeiros, participando de um sub-grupo de trabalho e proferirá a palestra sobre o andamento dessa proposta para a nossa região”, diz Belo.
“O outro tema do colóquio é a agricultura agroecológica a cargo das extensionistas italianas: Carolina Bonelli e Valentina Bianco que estão no Brasil desde o ano passado participando de um projeto de extensão do Programa Universidade Sem Fronteira. Durante a manhã e tarde do dia 18 elas estarão acompanhando um representante do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) para conhecer as experiências de agricultura agroecológica aqui na nossa região. À noite acontecerá a palestra das mesmas”, explica o professor.

Nenhum comentário: