segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Censo 2010

Prefeito Moacir é o primeiro a responder o questionário do IBGE em Marechal Rondon


A primeira entrevista do Censo 2010 no Paraná foi feita com o governador Orlando Pessuti, ontem, em sua residência no Bairro Boa Vista, em Curitiba. Hoje o IBGE deverá recensear os prefeitos, em todos os municípios do Paraná.
Como já é tradição, no primeiro dia da coleta, os representantes oficiais do IBGE fazem a primeira entrevista com o chefe do executivo de cada município. Nos municípios, as entrevistas com os prefeitos são realizadas pelos coordenadores e agentes censitários.
Em Marechal Cândido Rondon, o prefeito Moacir Froehlich, juntamente com a primeira-dama Maria Cleonice, foram entrevistado pelo IBGE no gabinete, no início da manhã. O objetivo dos prefeitos serem os primeiros a responder ao questionário reforça a importância que as autoridades e a sociedade em geral atribuem ao Censo e contribui para mobilizar a população a receber devidamente os recenseadores.
O questionário que está sendo aplicado com as autoridades é o básico e contem 37 questões, durando cerca de 10 minutos.
Carlos Alberto de Sá, coordenador do IBGE na região de Marechal Cândido Rondon, fala sobre a grande operação censitária que será realizada no país e sobre de que forma os trabalhos serão desenvolvidos em Marechal Rondon. “Este trabalho é de eXtrema importância para o país, para os Estados e para os municípios, pois serão utilizadas para nortear as políticas públicas, ou seja, de posse destas informações o poder público saberá as necessidades de cada região. O trabalho em Marechal Rondon será desenvolvido por uma equipe de 46 pessoas, desta 38 são recenseadores e 8 supervisores, que estão identificadas com colete, crachá e boné. A meta é visitar 100% das residências no município”.
Carlos de Sá ainda lembra que todas as informações não são individualizadas e são sigilosas, portanto, os entrevistados poderão responder corretamente as questões.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, ressalta a importância do trabalho. “É muito importante que a população receba bem os recenseadores. Colocamos a Secretaria de Assistência Social a disposição, para que os rondonenses possam sanar eventuais dúvidas a respeito do trabalho que será desenvolvido. Estas informações posteriormente serão muito importantes para que o município possa acessar vários benefícios a população”.

Foto: Roges Freitag

Nenhum comentário: