segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dependentes químicos

Cras atende famílias de Marechal Rondon



A Secretaria Municipal de Assistência Social, por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), disponibiliza às famílias de dependentes químicos de Marechal Rondon o projeto Pró Vida. O objetivo é atenuar as consequências do uso abusivo de substâncias entorpecentes através do fortalecimento dos vínculos familiares e inclusão social fomentando a troca de experiências e ajuda mútua entre os participantes. Dessa forma, é dada atenção primordial à família buscando esclarecer a maneira como esta pode proceder para melhorar o convívio com o familiar dependente.
As reuniões são realizadas nas segundas e quartas-feiras, às 19h00, no CRAS, sendo que não é necessário fazer inscrição para participar, e estão abertas a todos os interessados no assunto. Nos encontros são realizados debates, seminários, filmes, palestras e bate papos com o intuito de desenvolver ações conjuntas para sensibilizar e buscar a participação de todos. Além do tema droga, é abordado assuntos sobre violência, desinteresse, falta de perspectiva, evasão escolar, convívio familiar, fatores que favorecem a dependência e a busca pelo tratamento, entre outros.
A secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, destaca que a dependência química é um problema que aflinge as famílias que não têm oportunidade e, por isso, a secretaria juntamente com o poder público oferece este espaço e um grupo de técnicos para discutir sobre o assunto e dar o apoio necessário.
O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, entidades religiosas, voluntários e organizações da sociedade civil.

Dia do Voluntariado

O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) de Marechal Cândido Rondon desenvolve diferentes projetos no município relacionados ao voluntariado. Em destaque está a Central de Voluntários, criada pela presidente, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, a qual atualmente conta com 30 pessoas cadastradas.
A presidente, Maria Cleonice, explica que devido a importância do voluntariado no município, ou seja, o grande número de pessoas que se doam para o serviço social, o Provopar criou no ano de 2009 a Central de Voluntários. “Ela tem como objetivo fazer com que entidades e demais munícipes que tenham alguma necessidade possam encontrar na central alguma pessoa ou profissional para ajudá-los. Me sinto feliz por saber que em Marechal Rondon existem várias pessoas que realizam trabalhos voluntários. Além disso quero lembrar que o Provopar cadastra quem estiver interessado em ajudar”.
Maria Cleonice Froehlich parabeniza ainda a todos os voluntários do município, pelo papel que desempenham na sociedade e que de alguma forma realizam este ato solidário a qualquer tipo de serviço, e pela comemoração  do Dia Nacional do Voluntariado, transcorrido no último dia 28.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: