quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mestrado em Geografia em MCRondon

Aula magna acontece no dia 8

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Campus de Marechal Cândido Rondon realiza no próximo dia 08 a aula magna do Mestrado em Geografia. O tema: “Método e Realidade em Geografia” será abordado pelo professor Ruy Moreira, que atua na Universidade Federal Fluminense. A aula está marcada às 19h30, na sala do Tribunal do Juri do Campus de Rondon.
A aula magna marca a abertura das atividades do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon. O programa tem como área de concentração: “Espaço de fronteira: território e ambiente”. Segundo destaca o coordenador do programa, professor doutor João Edmilson Fabrini, “o espaço de fronteira se constitui na temática central do mestrado em Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon. Este espaço de fronteira é abordado na sua dimensão territorial construída a partir de múltiplas relações políticas, sociais, econômicas e culturais. A dimensão ambiental do espaço de fronteira é abordada a partir comunicação entre a natureza e as práticas sociais”.
O Programa de mestrado de Geografia conta com duas linhas de pesquisas. A primeira contempla a “dinâmica territorial e conflitos sociais em espaço de fronteira”. Esta linha permite a abordagem de temas diversos tais como mobilidade populacional e do trabalho, desenvolvimento econômico e regional, políticas públicas, relações de trabalho, planejamento e processo de urbanização, questão agrária, conflitos e movimentos sociais no campo, brasiguaios, violência e atividades ilícitas na fronteira.
Outra linha é: “Dinâmica e gestão ambiental em zona subtropical” e contempla temáticas como a geomorfologia, os ambientes fluviais, a gênese e a evolução dos processos erosivos, o uso e manejo dos solos urbanos e rurais, mudanças climáticas e riscos ambientais. Aborda também estudos sobre as problemáticas sócio-ambientais, tais como ordenamento territorial, unidades de conservação e áreas de preservação permanente, em especial, àquelas encontradas na fronteira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social 

Nenhum comentário: