segunda-feira, 16 de maio de 2011

Zootecnia: Presidente da ABZ diz que cursos do Brasil estão entre os melhores do mundo




O professor doutor Walter Motta Ferreira, docente do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira dos Zootecnistas(foto), enalteceu a qualidade dos cursos de Zootecnia existentes no Brasil. Segundo ele, tal qualidade se deve ao fato da maioria dos cursos ter sido implantada em instituições públicas e que já atuavam na produção de pesquisa e ensino de pós graduação na área de Zootecnia. “Tal fato garantiu a qualidade técnica e acadêmica dos pouco mais de uma centena de cursos que temos no país e que formam cerca de dois mil profissionais por ano”, destacou.
Mas para Walter Motta, que esteve em Marechal Cândido Rondon para o encerramento da X Semana Acadêmica do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, onde proferiu palestra sobre a técnica expositiva no ensino da Zootecnia, a total consciência dos profissionais de ensino da área e dos que atuam no campo da responsabilidade e da importância da atuação do zootecnista na produção de alimentos de origem animal saudáveis, não tem sido suficientes para que estes profissionais tivessem até agora o reconhecimento desta importância traduzida na criação de um conselho próprio, que represente e tenha a competência de julgar as ações da área de Zootecnia. Tais questões hoje ainda são da alçada dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.
Entretanto, Walter Motta diz que está é uma situação que deve mudar em breve, visto que a Associação Brasileira dos Zootecnistas vem acompanhando de perto a tramitação do projeto de lei que autoriza a criação do Conselho Federal de Zootecnia. “Eu acredito que isto aconteça ainda neste ano”, diz.
Outro aspecto considerado de grande relevância pelo professor Walter Motta é com relação a atualização constante dos profissionais da área de Zootecnia. “Neste sentido a ABZ tem investido em cursos e eventos que possibilitem aos profissionais o acesso às novidades e tecnologias, assim como as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na atualidade”, ressaltou ele.


Foto: Stanley Bootz


Nenhum comentário: