quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

UNIOESTE - Acadêmicos participam de competição internacional




O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), formado por alunos de Engenharia Elétrica e Mecânica do Câmpus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), participará de uma competição internacional a Shell Eco-maraton 2012 com o carro de Etanol batizado carinhosamente pelos jovens pesquisadores de “Etanóis”.

O evento será realizado de 29 de março a 1º de abril, nas ruas do centro de Houston (EUA), capital mundial da energia. Promovida desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina.

De acordo com o acadêmico do quinto ano do curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, Renan Pemp e que faz parte do grupo de pesquisa, o novo carro de Etanol produzido especialmente para a competição deverá ser despachado para os Estados Unidos já no próximo dia 20, enquanto a equipe de alunos que participará da maratona segue para competição no dia 20 de março próximo.
“A nossa expectativa é de ficar entre os primeiro colocados nessa competição já que produzimos um carro dentro das normas exigidas e com um consumo bastante parecido com o carro anterior, ou seja, que faz 736 km/1”, diz Renan. Para ele o sucesso da pesquisa se dá pelo nível técnico-científico dos docentes da Unioeste, bem como pelo apoio do PTI para o seu desenvolvimento.

A Equipe
A equipe, que é formada por 20 acadêmicos, no ano passado foi uma das grandes surpresas da 8ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. O grupo bateu o recorde de consumo da prova na categoria Etanol e conquistou o primeiro lugar ao fazer 736 Km/l, superando os 140 Km/l obtidos pela Anhambi Morumbi, no ano passado. O GCEE também conquistou premiações importantes ao ficar em segundo lugar na categoria Gasolina (420 Km/l) e terceiro na categoria Elétrico (13 voltas com velocidade média mínima de 15 Km/l, usando uma bateria padrão de 12V 4Ah). O grupo da Unioeste ainda ficou em segundo lugar na categoria Projetos, que avaliou a sustentabilidade do carro, projeto, gerenciamento e formação da equipe.

Por esses resultados, o GCEE foi premiado na ocasião com dois carros e três motores da Fiat, e um kit de ferramentas Tramontina, equipamentos destinos à Unioeste para uso didático, nos laboratórios de engenharias Mecânica e Elétrica. “Estamos muito contentes pelas conquistas. Foi muito além das nossas expectativas, pois não tivemos como medir o consumo exato dos carros durante os testes. Sabíamos que os carros estavam prontos para a competição, mas não tínhamos ideia que os resultados seriam tão surpreendentes”, destacou Renan Temp, coordenador da equipe.

O GCEE
O GCEE foi criado em 2009, fruto da ideia de cinco alunos do segundo ano de Engenharia Elétrica, da Unioeste. A proposta do grupo era de trabalhar o conceito de “tecnologia verde”, por meio da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto expandiu e mais acadêmicos foram convidados a participar do grupo. Eles foram responsáveis pela construção de três protótipos de veículos: movidos à energia elétrica, gasolina e etanol.

O grupo que participa do projeto é formado pelos alunos: André William Tonatto, Daniel Roncaglio, Deisson Cassiano Diedrich, Diogo Oscar Boechat, Felipe Arce Boiarski, Gabriel Apoena de Oliveira, Geórgia Tannara Beal, Iuri Moreira Andrion, Laura Morgenstern, Leonardo Santolin Anzileiro, Lucas Mozelli Padial, Natália Escalada, Rafael Martins de Farias Rebecchi, Renan Temp, Samar Fares Ghattas, Vinicius Terna Machado, Vitor Trentini Neto e Welder Hemkemeier.

Enviado por ACS em sex, 17/02/2012 - 09:49

Nenhum comentário: