segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pós-Graduação em Agronomia na Unioeste




Coordenador destaca relevância dos cursos de Mestrado e
Doutorado no contexto regional


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia – PPGA, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, que completou uma década de existência no ano passado, teve neste mês de fevereiro a defesa da primeira tese de doutorado (foto ao lado).  O curso de Doutorado, implantado em 2009, é voltado para profissionais das Ciências Agrárias e afins, com estudos avançados e atividades de pesquisa relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Produção Vegetal.
         A tese, com o tema “Enraizamento de estacas, sistemas de poda e seleção de cultivares de amoras e framboesas para regiões subtropicais” foi defendida por Marcelo Angelo Campagnolo, tendo na banca avaliadora o orientador, professor doutor Rafael Pio, a pesquisadora doutora Alessandra Maria Detoni, do IAPAR, a professora doutora Fabíola Villa, e, ainda, os professores doutores Vandeir Francisco Guimarães e Cláudio Yuji Tsutsumi, todos do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste.
Para o coordenador do PPGA, professor Dr. Vandeir Francisco Guimarães, a implantação do curso de Doutorado na Unioeste em 2009, representou um grande avanço na verticalização do ensino e da pesquisa na região, na medida em que passou a atender não somente aqueles profissionais oriundos do curso de mestrado da própria Unioeste ou de instituições próximas que queriam ampliar seus conhecimentos e se qualificar, mas tornou-se, também, em virtude da qualidade do seu corpo docente, uma das alternativas para acadêmicos e profissionais de outros estados, bem como de países próximos, que hoje procuram a instituição.
Ampliar este intercâmbio entre profissionais e Instituições de outros países, é, segundo o coordenador, um dos objetivos do Programa, que espera também, nos próximos anos, melhorar o atual conceito 4 junto a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O PPGA da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon conta hoje com 34 alunos matriculados, dentre eles quinze bolsistas da CAPES e dois da Fundação Araucária.



Na solenidade de abertura da primeira defesa do programa, o coordenador Vandeir Guimarães (de pé) apresentou a evolução dos cursos de mestrado e doutorado. Realizada no tribunal do júri do campus rondonense a solenidade contou com a presença do secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon, Urbano Mertz, do diretor do Centro de Ciências Agrárias, professor Ricardo Nunes, do diretor geral do campus professor  Paulo José Koling e do palestrante e orientador Rafael Pio (na sequência, da esq. p/a dir.), assim como de alunos e professores da Instituição



Texto e foto: Ana Maria de Carvalho
Comunicação Social
Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon
27/02/2012

Nenhum comentário: