terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Doutorado em Agronomia


Programa de Pós-Graduação em Agronomia do campus da Unioeste de MCRondon terá sua primeira defesa de tese de doutorado hoje


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia – PPGA, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, que completou uma década de existência no ano passado, terá nesta  terça feira, 14, a defesa da primeira tese de doutorado.  Implantado em 2009 o curso de Doutorado é voltado para profissionais das Ciências Agrárias e afins, com estudos avançados e atividades de pesquisa relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Produção Vegetal.
         Segundo o coordenador do Programa, professor Dr. Vandeir Francisco Guimarães, pela manhã haverá uma solenidade para a qual foram convidados o Reitor da Unioeste, o Pró-Reitor de Pós-graduação, os diretores do Campus e de Centro, além de Coordenadores da Graduação, representantes da Seab e Emater , assim como o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich e o Secretário Municipal de Agricultura e Política Ambiental, Urbano Mertz.
         Após a solenidade haverá uma palestra com o tema “CAPES: Critérios de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação e Perspectivas para a Pesquisa e Pós-Graduação”, a ser proferida pelo professor doutor Rafael Pio, da Universidade Federal de Lavras e representante da CAPES.
Já a defesa da tese do doutorando Marcelo Angelo Campagnolo, está marcada para as 13hs. e 30 minutos, sendo a banca formada pelo orientador, professor doutor Rafael Pio, pela pesquisadora doutora Alessandra Maria Detoni, do IAPAR, pela professora doutora Fabíola Villa, e, ainda, pelos professores doutores Vandeir Francisco Guimarães e Cláudio Yuji Tsutsumi, todos do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste.
         Tendo como tema “Enraizamento de estacas, sistemas de poda e seleção de cultivares de amoras e framboesas para regiões subtropicais” a tese é a primeira a ser defendida desde a implantação do doutorado, que conta hoje com 34 alunos matriculados, dentre eles quinze bolsistas da CAPES e dois da Fundação Araucária.



Texto: Ana Maria de Carvalho
Comunicação Social
Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon
13/02/2012

Nenhum comentário: