sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mulheres de Ciência

Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência chega na Unioeste


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Mostra Fotográfica Mulheres de Ciência, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), chega em Cascavel. A mostra foi aberta na tarde do dia 26, no hall de entrada da Reitoria da na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do município.
As imagens mostram mulheres que participam ou são beneficiadas por projetos coordenados pela secretaria nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e extensão. A primeira exibição aconteceu na entrega do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan, realizada no dia 9 de março, em Curitiba.
Os responsáveis pelas imagens são os fotógrafos Celso Pacheco, Joka Madruga e Leandro Taques. Eles visitaram as regiões do Paraná e registraram a importância da mulher nos diversos segmentos da sociedade, como na agricultura familiar, na pecuária leiteira, no artesanato, nas aldeias indígenas, na educação e nos direitos sociais.
O repórter fotográfico Joka Madruga ressalta a importância destes projetos para o desenvolvimento social e econômico das famílias beneficiadas, bem como a boa formação que os jovens universitários e recém-formados recebem. “Fico com os olhos lacrimejados ao ver a emoção das pessoas quando agradecem a secretária Lygia Pupatto pela melhoria na qualidade de suas vidas, graças ao Universidade Sem Fronteiras”, disse Madruga.
O fotógrafo Leandro Taques comprovou a aceitação dos projetos em todas as cidades visitadas e ressaltou a importância social de cada um. “É fantástico ver esses projetos serem uma iniciativa de uma secretaria de Estado. A maioria dos projetos que vi são relacionados à agricultura familiar, e é a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que busca essas melhorias. Para mim, isso é inédito”, disse Taques.
O fotógrafo Celso Pacheco destacou o projeto de Café Orgânico, que acontece em Jundiaí do Sul. “O programa ajuda os assentados daquela região a cultivar o café levando novas tecnologias e abrindo novas possibilidades para as pessoas”. Segundo ele, o que chamou sua atenção foi que muitas mulheres comandam esses grupos. “Todas são de comunidades carentes, que precisam desse tipo de ajuda. Fomos recebidos bem e pudemos notar que as pessoas que participam dos projetos estão bem felizes”, disse Pacheco.
Na sequência, a exposição segue para os outros campi da Unioeste em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo e Marechal Rondon.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Biogás

Municípios da BP3 podem gerar significativo volume de biogás para geração de energia


A equipe da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP), coordenada pelo Engenheiro Agrônomo, Luís Aguiar Oliveira, sob a supervisão técnica da Itaipu Binacional, sob o comando do Engenheiro Cícero Bley Jr., realizou, no ano passado, um levantamento de toda a biomassa residual proveniente de dejetos de animais, efluentes industriais, domésticos e aterros sanitários existente na região do Extremo Oeste do Paraná, pertencente à Bacia do Paraná 3, que pode ser utilizada para produção de energia. O levantamento apontou que a região possui um potencial significativo de produção de biogás, através das 34 mil toneladas/ano de metano geradas aqui.
Numa primeira fase, esse trabalho compreendeu o contato com todas as empresas que têm sua atividade na área de aves, suínos, gado de corte e leite, efluentes agroindustriais e domésticos, além das Prefeituras com seus aterros sanitários. "Levantamos o número de animais e separamos conforme a idade, fase e peso", conta Luis Aguiar Oliveira. Feito isso, explica o engenheiro, foi possível ter o volume de animais e a quantidade de dejetos por eles produzidos.
Em contato com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) foi realizado ainda o levantamento da quantidade de resíduos domésticos gerados na região de Foz do Iguaçu e, com as empresas agroindustriais, os resíduos ou efluentes industriais. "Nas prefeituras coletamos dados dos aterros sanitários", lembra Aguiar. "O que temos hoje é um mapa do volume potencial de biogás gerado por município".
Analisando-se o que foi coletado, chegou-se a conclusão de que o volume da produção de metano está assim distribuído: 83% é originado de dejetos animais; 7% de dejetos industriais e domésticos e o restante de aterros sanitários. "Entre os aterros estudados, os de maior potencial de produção de biogás ou geração de energia foram o de Foz do Iguaçu e Cascavel, este inclusive já produzindo energia elétrica não distribuída ou para consumo próprio", conta o engenheiro Aguiar.
A segunda fase do projeto, já iniciada, prevê um novo contato com as empresas pesquisadas para aperfeiçoar o levantamento dos dados. "Isso para que o trabalho seja realizado de acordo com a metodologia do IPCC (sigla em inglês para Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas)", lembra Aguiar. Além disso, teremos à disposição a distribuição dessa biomassa por micro-bacias, o que facilitará para que cada município e a Itaipu Binacional identifiquem onde está esse potencial de biomassa e possam assim desenvolver seus projetos de geração de energia térmica ou elétrica.

Fonte: Assessoria

Censo 2010

IBGE oferece 45 vagas para recenseador em Marechal Cândido Rondon.


Foi publicado no Diário Oficial da União, o edital do processo seletivo simplificado para recenseador. São oferecidas 191.972 vagas temporárias em todos os 5.565 municípios brasileiros. Os aprovados trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período que pode chegar a até cinco meses.
As inscrições estarão abertas de 26 de fevereiro a 19 de março, mas para inscrições via Internet o prazo será maior: até 4 de abril. As inscrições custarão 18 reais e poderão ser feitas em postos existentes em todos os municípios, ou na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
Os candidatos terão de se inscrever na área de trabalho do município onde desejam trabalhar, lembrando que há municípios com mais de uma área de trabalho. Essa exigência também se aplica aos que se inscreverem pela Internet.
Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino fundamental , estar com 18 anos completos na data da contratação, ter nacionalidade brasileira ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. Não poderão concorrer servidores da administração direta ou indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios, os empregados de suas subsidiárias e controladas, bem como os contratados em serviço temporário nos últimos 24 meses.
Previstas para 30 de maio, as provas ocorrerão simultaneamente em todo o país, em locais a serem divulgados a partir de 18 de maio. Nos municípios da região Oeste do Paraná estão sendo oferecidas centenas de vagas.
Para Marechal Cândido Rondon, o IBGE abriu 45 vagas, Mercedes 5 vagas, Nova Santa Rosa 8, Ouro Verde do Oeste 6, Palotina 28 vagas, Pato Bragado 5, Quatro Pontes 4, Santa Helena 24, Terra Roxa 17, Entre Rios do Oeste 4, Cascavel 300 vagas, Céu Azul 11, Diamante do Oeste 5, Foz do Iguaçu 320, Itaipulândia 9, São José das Palmeiras 4, São Pedro do Iguaçú 7 e Toledo 115 vagas.

(Rádio Educadora/Paulo Nogueira)

Terremoto no Chile

País é abalado por terremoto de 8,8 graus e costa do Pacífico pode sofrer tsunami


Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, com epicentro no mar, atingiu na madrugada de hoje a região central do Chile, a cerca de 300 quilômetros a sul de Santiago, segundo os últimos dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto, que aconteceu às 03h34 pelo horário de Brasília, teve um minuto de duração e foi sentido na capital. A cidade ficou às escuras, e muitas pessoas saíram às ruas. O tremor teve epicentro no mar, a 59 quilômetros de profundidade, na região de Maule, no centro do país, distante 99 quilômetros da cidade de Talca e 117 de Concepción.
Além da capital, algumas outras regiões do país, como a de Valparaíso, estão sem luz e os contatos telefônicos são limitados. Dois outros abalos de menor intensidade foram registrados momentos depois.
As primeiras informações indicam que o terremoto foi sentido ao longo do Chile, desde a região de Antofagasta, norte do país, até Los Lagos, no sul.
Fontes do Comitê de Emergência do Chile informaram que pelo menos 47 pessoas morreram pelo terremoto. A presidente do país, Michelle Bachelet, avalia a possibilidade de declarar zona catastrófica a região mais afetada pelo tremor de terra.
O abalo também foi sentido na Argentina, em Catamarca (norte) e em Río Negro (sul), assim como em algumas zonas de Buenos Aires. Logo após o terremoto, foi expedido um alerta de Tsunami para o Chile e Peru, países que em princípio poderiam ser mais afetados por ondas gigantes. O alerta de tsunami foi estendido também para Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida, além do Equador.

Extraído de Rádio Educadora/Geraldo Costa Rosa – Fonte: Folha Online

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Kumon promoção matrícula

Ademir Bier Homenagem Pasquim 15 anos

Censo 2010

Concurso do IBGE oferece mais de 11 mil vagas no Paraná.


O IBGE vai realizar o Censo 2010 e para essa operação serão selecionados mais de 190 mil recenseadores. No Paraná serão 11.162 vagas. Para participar do processo seletivo é necessário ter 18 anos completos na data da contratação, ter concluído o Ensino Fundamental, antigo 1º grau, ser brasileiro ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade.
Há outras exigências, detalhadas no edital, publicado no Diário Oficial da União em 5 de fevereiro de 2010 e disponível no site http://www.cesgranrio.org.br/. É importante que o candidato tenha habilidade na comunicação interpessoal. As inscrições custarão 18 reais e poderão ser feitas em postos credenciados pelos Correios ou autorizados pela Censgranrio, espalhados por todos os municípios do país, entre 26 de fevereiro e 19 de março.
Para quem quiser se inscrever via internet o prazo será maior: até 4 de abril, através do site da Cesgranrio.

(Rádio Educadora/Paulo Nogueira)

IR 2010

Receita começa receber declarações do IR 2010 na segunda-feira


Termina nesta sexta-feira, 26, o prazo para que as empresas entreguem a seus funcionários o comprovante de rendimentos para o preenchimento para a Declaração do Imposto de Renda 2010, ano-base 2009.
A Receita Federal começa a receber as declarações na próxima segunda-feira, dia 1º de março.
De acordo com o órgão, a fonte pagadora deverá fornecer o comprovante em uma via, com indicação da natureza e do montante do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2009, conforme o modelo oficial.
No caso de ter havido retenção na fonte e o empregado não ter recebido o comprovante, deve comunicar o fato à unidade local da Receita, para as medidas legais cabíveis. Se o empregado notar erros no documento, deve pedir à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente. Caso contrário deverá utilizar os contracheques. A empresa que não entregar o comprovante no prazo ou fornecê-lo com inexatidão, fica sujeita à multa de R$ 41,43, por documento.
No caso de informações falsas, a multa será de 300% sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do imposto sobre a renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais.

Fonte: Rádio Educadora/Geraldo Costa Rosa

Laboratório Pasetti

Ademir Bier

Deputado confirma implantação de mais sete Bibliotecas Cidadãs para a região

Durante audiência com a secretária de Estado Vera Mussi, o deputado estadual Ademir Bier confirmou importantes obras para a população oestina. Trata-se da implantação de unidades da Biblioteca Cidadã, viabilizadas pelo deputado a partir das solicitações dos prefeitos.
Além das unidades de Mercedes e Pato Bragado, que já se encontram em fase de execução da obra, Ademir Bier garantiu também a Biblioteca Cidadã para mais sete municípios.
Receberão a ordem de serviço nos próximos dias os municípios de Maripá, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu e Vera Cruz do Oeste. A partir disso, dá-se início aos trabalhos de implantação das unidades.
Em espaço especialmente projetado para estudos e pesquisas, a Biblioteca Cidadã disponibiliza cerca de dois mil títulos, entre livros e periódicos, além de acesso gratuito à internet. Ademir Bier afirma que este é um importante passo para a região, que terá à sua disposição um dos mais inovadores projetos do gênero no país.


texto e foto: Luciano d'Miguel

Iceberg gigante

Iceberg gigante pode alterar correntes oceânicas, dizem cientistas

 Um iceberg de 2,5 mil km² de superfície e 400 metros de altura que se desprendeu do Glaciar Mertz (Antártida) há duas semanas pode alterar as correntes oceânicas em longo prazo, afirmam cientistas. O efeito da lenta jornada do superfragmento, que está flutuando ao sul da Austrália, seria um bloqueio do fluxo de águas profundas, geladas e ricas em sal. Além disso, o iceberg pode perturbar a biodiversidade excepcionalmente rica da região, especialmente colônias de pinguins.  O iceberg se desprendeu após um choque com outro, conhecido por B9B, que se separou do continente antártico em 1987.

kits escolares

Provopar de Marechal Rondon arrecada mais de 100 kits escolares


O Provopar de Marechal Rondon encerrou recentemente a primeira etapa da Campanha Volta às Aulas. No total foram arrecadados materiais diversos solicitados pelas escolas, suficientes para a formação de mais de 100 kits escolares.
Conforme a primeira-dama e presidente do Provopar, Maria Cleonice Froehlich, os materiais serão repassados para famílias carentes devidamente cadastradas junto ao Provopar. Ela lembra que aqueles que ainda não fizeram doações, que estas podem ser feitas junto a sede da entidade, na prefeitura velha, ou entrar em contato pelo telefone 3254-7703.
Maria Cleonice agradece a todos que se empenharam nesta primeira etapa, realizando doações. As empresas e educandários que fizeram a arrecadação e participaram da divulgação e repasse dos donativos foram Colégio Rui Barbosa, Falurb, Colégio Martin Luther, Colégio Cristo Rei, Fisk, Leader School, Livraria Globo, Livraria Chambó, Rádio Comunitária, Rádio Difusora, Rádio Educadora e TV Rondon.

Kits escolares beneficiarão famílias carentes do município. Foto: Ademir Herrmann

Auto Guincho Valério

Vidraçaria Independência

Festa do Cupim

Festa do Cupim de Pato Bragado não terá reajuste de valores

A CCO da 22ª edição da Festa Nacional do Cupim Assado e 17º aniversário de Pato Bragado esteve reunida com, os presidentes de associações e entidades de representação para a definição da premiação e valores cobrados no evento que acontece no terceiro final de semana de março, 19 a 21.
A prefeita Normilda Koehler, também participou da reunião.
A premiação do concurso estipulada pela CCO e apresentada pelo presidente, Leomar Rohden, o Mano, foi aprovada por todos. Será de seis bois, sendo três para os primeiros colocados, um que será sorteado para uma equipe de assadores do município e outro da região, além de um entre as equipes que não se classificarem, bem como diversos troféus.
Em relação aos valores cobrados no evento decidiu-se que os preços seriam os mesmos de 2009. Os ingressos antecipados no sábado para o baile com Os Montanari e Grupo Talagaço custam R$ 11 e R$ 15 na portaria. As fichas de almoço no domingo serão comercializadas a R$ 15. Já o quilo do cupim para as equipes de assadores será vendido a R$ 9. Para o estacionamento privativo será cobrada a taxa de R$ 10 para carro e R$ 5 para motos. Haverá venda de chope no domingo, além de diversas outras bebidas.
Mano revela que os organizadores esperam mais de 15 mil pessoas nos três dias do evento e de que registrem mais de 200 inscrições para o concurso.

Fonte: Rádio Educadora/Daniel Ronaldo c/assessoria

Prestação de Contas

Secretaria de Fazenda realiza audiência pública para prestação de contas hoje em Rondon

A secretaria municipal de Fazenda, da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, realiza hoje, a partir das 19h30, audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais concernentes ao terceiro quadrimestre de 2009. O evento acontecerá nas dependências do Tribunal do Júri da Unioeste. Conforme a Secretária de Fazenda, Elza Hoffer, a audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo muito importante a participação popular para que todos os rondonenses saibam onde e como os recursos estão sendo investidos.

Segundas vias de certidões pelo Correio

Solicitação de Segunda Via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito pelos Correios

Para ter acesso a estes documentos,caso a pessoa não more na mesma cidade onde a certidão foi registrada, é possível solicitar estas certidões através do Correio. Apesar de ser oferecido nas agências dos Correios, este serviço não é público, mas feito através de uma empresa privada, a Sistema de Cartório Certidões S/C LTDA (SISTECART) que trabalha em parceria com os Correios. 
Há três formas de pedir a segunda via de Certidões de nascimento, casamento ou óbito pelos Correios: indo diretamente a uma das agências dos Correios onde você pode solicitar o formulário do Cartório Postal, preenchê-lo e pagar uma taxa de serviços, que variará de acordo com a cidade onde sua certidão foi registrada. Esta taxa de serviços pode ser paga na própria agência dos Correios. Pelo telefone você pode também solicitar a segunda via da certidão, ligando para SISTECART. Neste caso, após fornecer os dados sobre a certidão desejada, você deve pagar a taxa de serviços em uma agência bancária ou através de vale postal. A agência e o número da conta serão informados pela SISTECART e o vale postal pode ser pago nas agências dos Correios. O telefone da SISTECART é (11) 3242-8332.      Pela Internet você pode preencher o formulário eletronicamente. A taxa de serviços deverá ser paga de acordo com as informações fornecidas a partir do envio do formulário. O acesso ao formulário on line pode ser obtido através do link http://www.sistecart.com.br/pedidos/diversos.htm.
Após o formulário preenchido e a taxa paga, a empresa SISTECART providenciará a emissão da segunda via da certidão solicitada e a enviará pelo Correio o endereço informado. As informações necessárias para solicitação das certidões são:
  • Cartório onde foi feito o registro (nome, cidade, bairro e estado);
  •  Nome completo da pessoa de quem se deseja obter a certidão;
  •  Data do registro (deve ser a mesma da certidão solicitada);
  •  Número do livro;
  •  Número da folha de registro;
  •  Número do registro.

Zilda Arns é homenageada pelos Correios

Médica será homenageada com emissão de selo

Os Correios prestam homenagem à médica Zilda Arns Neumann com a emissão de selo que será lançado em 24 de março, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz, em Curitiba (PR).  
O selo expõe a imagem de Zilda Arns e as logomarcas da Pastoral da Criança, fundada por ela, e do Mercosul. Este selo faz parte da emissão destinada aos países do Mercosul que estão trabalhando motivos filatélicos relacionados ao Encerramento da Década de Cultura da Paz, instituída pela ONU em 2000. Criado pela artista Thereza Regina Barja Fidalgo, terá tiragem de 600 mil exemplares e valor facial de R$ 1,45.
Nascida em uma pequena cidade de Santa Catarina, Zilda Arns formou-se em Medicina e especializou-se em Saúde Pública, Pediatria e Sanitarismo. Dedicou-se, em sua especialidade, a salvar crianças pobres da mortalidade e da desnutrição. Em 1983 fundou a Pastoral da Criança, órgão de ação social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste período, mais de 260 mil voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornassem protagonistas de sua própria transformação social. A Pastoral já acompanhou cerca de 2 milhões de crianças menores de seis anos e mais de um milhão de famílias pobres, em 4.060 municípios brasileiros.
 Em 2004, Zilda Arns recebeu a missão da CNBB de fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente, mais de cem mil idosos são acompanhados mensalmente por doze mil voluntários, de 579 municípios, 141 dioceses, em 25 estados brasileiros.
Vítima fatal do terremoto que abalou o Haiti em 12 de janeiro deste ano, Zilda Arns deixou como exemplo a sua história de luta e o seu trabalho em favor da Paz.
Os selos poderão ser adquiridos na loja virtual dos Correios: www.correios.com.br/correiosonline.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Análise de Solo

Prefeitura de Marechal Rondon e Unioeste firmam convênio para análise de solo e plantas

Foi assinado ontem, convênio entre a Unioeste, Campus de Marechal Rondon, por meio do Laboratório de Química ambiental e Instrumental, e a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon. O ato contou com a presença do prefeito Moacir Froehlich, secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, Jaimer Tasso, e o diretor geral do campus, Davi Félix Schneider, entre outras autoridades e convidados.
A partir da assinatura o laboratório presta serviços na área de análises de solo, plantas e amostras ambientais. Por isso, os agricultores interessados em realizar análise de solo e tecido vegetal podem procurar a Secretaria de Agricultura ou diretamente o Laboratório de Química Ambiental e Instrumental, na Unioeste, ou ainda ligar para o fone 3284-7924.
Para a análise química de solo, o valor de rotina é R$ 24,00, pelo convênio é R$ 22,00; micronutrientes ,R$ 10,00; análise física de solos R$ 15,00; e análise de plantas completa, R$ 40,00.
Cabe salientar que o laboratório de Química Ambiental e Instrumental conta com selo de qualidade interlaboratorial para análise de tecido vegetal e sele de qualidade no controle interlaboratorial de análise físicas do solo, sendo um dos melhores do país.

Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira

Escolas Itinerantes do MST

Educadores das Escolas Itinerantes do MST são qualificados na Unioeste

A busca pela qualificação dos professores é uma tarefa constante. Por isso, está ocorrendo nesta tarde o terceiro encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos das Escolas Itinerantes dos Acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A oficina, com o tema “Experiências da educação socialista - Pistrak e Makarenko”, realizada pelo projeto “Capacitação e Formação continuada de Educadores das Escolas itinerantes do MST”, oportuniza aos educadores uma interação com professores e bolsistas da Universidade.
O projeto, segundo a professora e coordenadora do projeto Liliam Faria Porto Borges, tem a proposta de constituir um espaço sistemático de estudos, debates e produção de sínteses sobre as questões internas à Escola Itinerante. “Desde questões curriculares, das diferentes áreas do conhecimento, da concepção de Educação do Campo, até questões teóricas enquanto fundamento para pensar a educação”, explica.
A professora e membro do setor de Educação do MST, Caroline Bahniuk, que está participando das oficinas com mais 34 coordenadores pedagógicos, entre outros educadores das escolas itinerantes, a universidade vem contribuindo com a qualificação deles. “É uma troca de experiências”, destaca a professora.
A bolsista Janaina Zdebski da Silva, graduando de Pedagogia, explica que o projeto realiza as oficinas, mas que também faz visitas periódicas nos acampamentos para acompanhar o desenvolvimento das escolas. “É um elo da Universidade com o MST”, analisa.
Para a colega Ana Cristina Hammel, professora da Escola Base, de Rio Bonito do Iguaçu, as oficinas do projeto estão dando uma base para eles. “Por meio das teorias pedagógicas conseguimos entender melhor o papel da escola itinerante, para podermos colocar na prática”, observa.
Cerca de 20 coordenadores pedagógicos e 150 professores de 11 escolas itinerantes são atendidos pelo projeto. Os colégios rotativos são: Sementes do Amanhã, no acampamento Chico Mendes, em Matelândia; Novo Caminho do Campo, no acampamento Quatro de Setembro, em Céu Azul; Terra Livre (Terra Livre), em Santa Tereza do Oeste; Zumbi dos Palmares (1º de Agosto) e Oziel Alves (Casa Nova), em Cascavel; Paulo Freire (Reduto de Caraguata), em Paula Freitas; Caminhos do Saber (Maila Sabrina), em Ortigueira; Escola Itinerante (Mestiça), em Rio Branco do Ivaí; Carlos Marguella (Elias Gonçalves de Meura), em Planaltina do Paraná; Che Guevara (Che Guevara), em Guairaça; e Anton Makarenko (Companheira Roseli Nunes), em Amaporã. Destas escolas, são atendidos consequentemente cerca de 1.500 alunos.
O projeto, que faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Qualidade universitária

Unioeste discute qualidade universitária

Com o objetivo de definir uma política que garanta maior qualidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no ensino, na pesquisa e na extensão, os pró-reitores estarão realizando na manhã desta sexta-feira (26) uma reunião com os diretores de campus, diretores de centros, coordenadores de cursos de graduação e dos cursos de pós-graduação stricto sensu e representantes dos DCEs.
Na pauta da reunião está a discussão de uma minuta que pretende substituir a resolução 034/2000-COU visando qualificar a Universidade, possibilitando o reconhecimento do perfil de cada docente, atribuindo a cada professor atividades de ensino, de pesquisa e de extensão conforme a sua característica profissional.
O objetivo da Unioeste é provocar o estímulo à produtividade e à titulação do corpo docente, rompendo com uma filosofia que considera o corpo docente da universidade de forma homogênea, independente da titulação do professor, do seu regime de trabalho e da sua produção científica. Este tratamento que vem sendo dispensado aos professores acaba desestimulando a produtividade e a titulação, uma vez que os que mais atuam na pesquisa e na extensão acabam acumulando mais atividades de ensino.
A proposta da minuta que estará sendo apresentada para discussões e, posteriormente, será votada no Conselho Universitário está embasada na perspectiva de provocar um maior avanço da Unioeste, fazendo com que o corpo docente busque cada vez mais a titulação, publique cada vez mais e se dedique exclusivamente à Universidade.
A qualificação do corpo docente possibilitará a Universidade apresentar melhores projetos, captando mais recursos e qualificando cada vez mais o processo de verticalização da Unioeste. Na avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Fabiana Scarparo Naufel, “a discussão que está sendo estabelecida visa a opção em incrementar a qualidade da Unioeste, possibilitando projetá-la com mais intensidade, valorizando os investimentos públicos que nela são feitos e revertendo em melhorias para a comunidade regional, consolidando uma Universidade com mais qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão”. A reunião acontecerá no anfiteatro do Campus de Cascavel a partir das 9 horas desta sexta-feira (26).

Assessoria de Comunicação Social
Em Cuba, Lula lamenta morte de preso e nega ignorar dissidência














Foto: Ricardo Stuckert/Efe/PR



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em Havana, que lamenta "profundamente" a morte do preso político cubano Orlando Zapata, morto ontem (23) após dois meses e meio de greve de fome. "Lamento profundamente que uma pessoa tenha morrido por greve de fome", disse Lula à agência de notícias France Presse quando ia do hotel para o Palácio da Revolução, para se reunir com o presidente cubano, Raúl Castro.
O presidente Lula aparece sorrindo ao lado do ex-ditador cubano Fidel Castro em foto de fonte oficial; ele negou ignorar dissidência. Lula garantiu não ter recebido nenhuma carta pedindo sua intervenção na libertação de presos políticos cubanos, e lamentou a versão de que obteve uma "carta impressa" neste sentido. "Se as pessoas se dirigissem à embaixada brasileira [...], se tentassem entrar em contato comigo, jamais deixaria de atendê-las. O que não posso é chegar a um país e me reunir com um grupo de pessoas que disseram que falaram comigo quando não falaram", afirmou o presidente brasileiro.
"A solidariedade faz parte da minha vida e nunca deixo de tratar destes assuntos", disse. Pelo menos 50 presos políticos pediram ao presidente brasileiro, em uma carta aberta, que intercedesse pela libertação dos dissidentes cubanos e se envolvesse no caso de Zapata, um pedreiro negro de 42 anos detido em 2003 e condenado a 32 anos de prisão por "desacato" ao governo e "desordem pública". Na carta, os dissidentes presos também destacam que Lula "seria um magnífico interlocutor" para se obter do governo cubano "as reformas econômicas, políticas e sociais urgentemente requeridas" na Ilha.
Segundo Berta Soler, do grupo das Damas de Branco, Zapata "já está morto, mas ainda há muitos presos políticos doentes que deveriam estar em suas casas pois não fizeram nada". "Vamos ver se Lula se interessa por isto."
Em entrevista publicada hoje pelo jornal "O Globo", o dissidente cubano Oswaldo Payá, líder do Movimento Cristão de Libertação, afirmou que Lula é cúmplice na violação contra direitos humanos ocorrida na ilha. "Respeitamos e amamos o povo brasileiro, mas o governo Lula não deu nenhuma palavra de solidariedade para com os direitos humanos em Cuba. Tem sido um verdadeiro cúmplice da violação dos direitos humanos em Cuba", disse.
Zapata, 42, considerado "prisioneiro de consciência" pela Anistia Internacional, morreu em um hospital de Havana em decorrência de uma greve de fome iniciada em dezembro último, para protestar contra as condições carcerárias na ilha. O dissidente morreu no hospital Hermanos Ameijeiras, da capital, para onde foi levado às pressas, na noite de segunda-feira, procedente do hospital do presídio Combinado del Este, será sepultado ainda hoje, em Banes.
Hoje, o presidente inaugurou, ao lado de Raúl, obras do porto cubano de Mariel, remodelação financiada pelo Brasil para ilustrar a sua aliança estratégica com a ilha de governo comunista. Mais tarde, em inédito comunicado, o Ministério de Relações Exteriores cubano informou, em nome de Raúl, lamentar a morte de Zapata. No texto, o presidente negou haver tortura em Cuba e culpou os Estados Unidos pelo ocorrido.
O documento não explica como os EUA seriam culpados pela morte de Tamayo. Cuba costuma, contudo, chamar os presos políticos de "mercenários" a serviço de Washington.
Em Havana, a delegação brasileira que acompanhou o presidente Lula afirmou que ele achou Fidel Castro, que não aparece em público desde julho de 2006 devido a problemas de saúde, "excepcionalmente bem". O grupo ainda distribuiu fotos nas quais Lula, Fidel e Raúl aparecem no jardim da casa oficial, com piscina.
Os jornalistas estrangeiros que trabalham em Cuba não foram autorizados a cobrir a visita de Lula, exceto pela chegada dele ao aeroporto.

Fonte:  Folha Online/da France Presse, em Havana

Aposentados

Câmara aprova fundo social com emenda que beneficia aposentados

A Câmara concluiu, nesta quarta-feira, 24, a votação do substitutivo ao Projeto de Lei 5940/09, que cria um fundo social com parte dos recursos da exploração do petróleo do pré-sal. O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. para aplicar em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e de desenvolvimento da educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia. A matéria ainda será votada pelo Senado.
A emenda mais polêmica aprovada reserva 5% dos recursos de combate à pobreza previstos no fundo para recompor as perdas das aposentadorias superiores a um salário mínimo. Isso porque o índice de correção aplicado pela Previdência Social reduz o valor inicial dos benefícios, quando expressos em número de mínimos.
De autoria do deputado Márcio França (PSB-SP), a emenda provocou grande dissidência na base governista, que votou juntamente com a oposição para aprovar o texto e derrotar uma versão alternativa apresentada pelo PT e pelo PMDB. A emenda derrotada previa apenas que os 5% seriam destinados aos segurados da Previdência, sem especificar qual uso deveria ser dado ao dinheiro.
O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), adiantou que o Executivo não tem nenhum compromisso com a emenda de Márcio França. Já para o líder do PSDB, deputado João Almeida (BA), a emenda rejeitada pretendia "enganar os aposentados".
O projeto tramitou apensado ao PL 5417/09, do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que cria um fundo semelhante e define percentuais dos recursos que seriam destinados ao novo fundo.


Fonte: Jusbrasil

Biodiversidade das matas e campos do Sul

Publicação reúne beleza e biodiversidade das matas e campos do Sul

"A própria natureza é de uma eloquência sublime". Com a frase de um dos mais importantes geógrafos e naturalistas do mundo, o alemão Alexander Von Humboldt, começa o caminho que conduz à biodiversidade ainda preservada na área que se estende por seis municípios localizados na porção sul do Paraná. A publicação Árvores de São Mateus do Sul e região, recém-lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), é que leva o leitor – profissional das áreas ambientais, estudante, professor ou pesquisador – a percorrer o trajeto do conhecimento, apresentado com detalhes descritivos e ilustrações de 159 espécies arbóreas e perfis de vegetação características de campos e matas de araucárias.
Com a participação de oito pesquisadores da Embrapa, do Museu Botânico Municipal de Curitiba, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e das universidades de Caxias do Sul e Federal do Paraná, o livro reúne, além de informações científicas, dados relacionados aos municípios de Antônio Olinto, Lapa, Mallet, Paulo Frontin, São João do Triunfo e São Mateus, por onde a área em estudo se estende.
Geografia, formação geológica, relevo e solos fazem parte do trabalho, cujo cuidado editorial alia conteúdo técnico ao bom gosto e à leveza de imagens, como os frutos da erva-mate e a flor de corticeira-do-banhado, da capa e da contracapa.
O lançamento da publicação coincide com as comemorações do ano de 2010, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como o Ano Internacional da Biodiversidade, momento em que a Embrapa também redireciona a capacidade de investimentos a ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia na conservação e uso dos recursos genéticos vegetais.
A publicação Árvores de São Mateus já está à venda e pode ser adquirida por meio da página eletrônica www.embrapa.br/liv, pelo telefone +55 (61) 3448-4236, pelo fax +55 (61) 3448 2494 ou pelo e-mail vendas@sct.embrapa.br. A Livraria Embrapa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no endereço Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Brasília/DF.

Kátia Marsicano – 03645 SJPDF- Embrapa Informação Tecnológica

Conferência Mundial do Café

Presidentes de cinco países participarão da abertura da Conferência Mundial do Café

A Conferência Mundial do Café inicia suas atividades na sexta-feira ( 26) , na Guatemala, com as presenças de presidentes de cinco países das Américas: Felipe Calderon, do México, Álvaro Colom Caballeros, da Guatemala, Porfírio Pepe Lobo, de Honduras, Álvaro Uribe Vélez, da Colômbia e Mauricio Fune, de El Salvador.
O evento será divido em quatro sessões: A Sustentabilidade Econômica: A Economia da Produção; Sustentabilidade Econômica: A Economia da Demanda; Sustentabilidade Ambiental; e Sustentabilidade Social.
Na programação, palestras de autoridades brasileiras no assunto, como Manoel Vicente Bertone, Secretário Nacional de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tema é a Análise Estrutural da Cafeicultura Brasileira – crise e sucesso. Essa palestra ocorrerá na manhã de sábado(27), a partir das nove horas e 25 minutos.
Na sessão Sustentabilidade Ambiental, a Conferência conta com a palestra do pesquisador e coordenador de Estudos sobre Mudanças Climática da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Delgado Assad, com o tema: Mudanças Climáticas e Produção de Café: vulnerabilidade e possível adaptação, no dia 28 de fevereiro.
O gerente geral, Aymbiré Fonseca e a gerente adjunta técnica, Mirian Eira, estarão no evento representando a Embrapa Café e os interesses do Consórcio Pesquisa Café. A conferência será realizada de 26 a 28 de fevereiro.
Este ano a Conferência será transmitida ao vivo pelo peabirus neste link: http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=21755

Jurema Iara Campos - MTb 1300/DF
Embrapa Café
Colaboração: Priscilla Andrade Costa
http://sac.sapc.embrapa.br/

´Rádio Difusora

Elio Rusch


PROJETO DE ELIO RUSCH QUE AMPLIA ACESSO DE IDOSOS À CULTURA AGORA É A LEI 16.402/2010
 
O projeto do deputado Elio Rusch(DEM) que obriga a fixação de placa informando ao idoso que este pode participar de eventos, tendo, no mínimo, 50% de desconto no valor dos ingressos foi transformado na lei 16.402/2010 e publicado no Diário Oficial do dia 10 de fevereiro último.
Elio Rusch avalia que “ a nova lei tem um amplo alcance social, já que tudo que puder ser feito para garantir melhor qualidade de vida aos nossos idosos é de extrema importância. Esta nova norma atinge uma parcela da sociedade que muito fez por nós e permite que milhares de pessoas tenham mais acesso à cultura, ao esporte e a eventos artísticos”.
Para Rusch “outro grande benefício da lei 16.402 é possibilitar aos idosos paranaenses um maior convívio social. Estamos retribuindo de forma inclusiva aos esforços que eles empreenderam a vida toda. Participando destas atividades e ainda outras, melhoramos significativamente a auto-estima das pessoas da chamada melhor idade. ”.
Segundo Rusch “ agora é chegando o momento de dar publicidade a esta conquista. Tenho certeza que muitos despertarão para a possibilidade de freqüentar teatros, cinemas, parques, estádios e tantos outros espaços culturais. Aliás, isso vai reduzir a ociosidade de muitas salas e criar um novo segmento de audiência para muitos espetáculos.”.
ESTATUTO
“É vital que a legislação estadual vá de encontro aos direitos que são garantidos pelo Estatuto do Idoso. Queremos que as conquistas sejam ampliadas. Assim seremos responsáveis pela garantia de uma vida saudável para aqueles que tanto fizeram por nós, ao longo de suas vidas”, acentua Elio Rusch.
Finalizando, o parlamentar lembra que “a vida não termina quando uma pessoa atinge determinada idade. Mas ela pode ser melhor se os idosos não ficarem confinados em suas casas, solitários. Quanto maior a participação social deles melhor será a saúde física e mental, o que é bom para eles e também para suas famílias”.

Texto: JOSILIANO DE MELLO MURBACH

Falurb

Dia da Mulher

Prefeitura de Marechal Rondon promove o II Encontro de Valorização e Bem Estar da Mulher

Programação acontece nos dias 02, 03 e 04 de março


No dia 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Assistência Social, promove o II Encontro de Valorização e Bem Estar da Mulher.
O evento inicia no dia 02, terça-feira, no saguão da prefeitura, quando haverá a entrega oficial do Projeto de Lei para a Criação do Conselho Municipal da Mulher Rondonense (COMMUR) à Câmara de Vereadores. Na ocasião também acontecerá homenagem e evento cultural. No dia 03, será realizada palestra na área da saúde da mulher, às 19h30, no Clube Concórdia, e no dia 04, também às 19h30, haverá palestra motivacional.
“Serão três dias voltados especialmente para as mulheres, visando o bem estar das mesmas. O objetivo é oferecer informações em um ambiente de integração. Desde já convidamos a todas para se fazerem presentes, pois serão atividades muito especiais”, destaca a Secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich.
O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e SESC de Marechal Rondon.
Conselho Municipal da Mulher Rondonense

Desde o ano passado, quando da realização do I Encontro de Valorização da Mulher Rondonense, cogitou-se a criação do Conselho Municipal da Mulher Rondonense (COMMUR). A Secretaria de Assistência Social, com o apoio da prefeitura municipal, iniciaram os trâmites para a formação do mesmo. Em conjunto com mulheres que atuam com trabalhos voltados à mulher, formou-se uma comissão que já realizou duas reuniões, para delinear sobre a elaboração do Projeto de Lei para a Criação do Conselho. O projeto agora será entregue para a Câmara de Vereadores, para aprovação.
Conforme a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Maria Cleonice, o conselho têm por objetivo desenvolver ações de interesse da mulher, como pesquisas, cursos, palestras, projetos, participação em eventos, entre outros, além da Conferência Municipal para a discussão de importantes assuntos.


Maria Cleonice Froehlich: “Nosso trabalho está voltado em valorizar as mulheres do nosso município”. Foto: Ademir Herrmann




 

Ótica Dá Visão

Secretaria de Agricultura de Marechal Rondon promove ações de embelezamento na sede do município


A Secretaria de Agricultura e Política Ambiental desde o ano passado, promove ações no sentido de melhorar o aspecto visual da cidade, deixando-a mais limpa e bonita. Trabalhos constantes são realizados em canteiros, avenidas, praças e rodovias.
No momento novas ações estão em andamento. Na Avenida das Torres os trabalhos estão centralizados nas rotatórias. Posteriormente serão realizados em todo o canteiro central da avenida, cujo trecho é bastante extenso. Outra frente está atuando próximo a empresas na BR-163, no trevo para Nova Santa Rosa e Loteamento Flórida.
O Secretário Jaimer Tasso destaca que a intensão é deixar uma boa impressão da cidade para os visitantes e para os que passam pelo município, além de oferecer um aspecto agradável para os rondonenses. “Temos muito trabalho para ser realizado. Aos poucos vamos vencendo todas as etapas. A cidade de Marechal Rondon merece estar sempre bonita e bem preservada”, enfatiza Jaimer.


Equipe da Secretaria de Agricultura da prefeitura rondonense trabalha permanentemente para deixar a cidade sempre bonita. Foto: Ademir Herrmann

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Churrascaria Dois Irmãos

Frentes de Trabalho

Prefeitura de Rondon lança 3 novas frentes de trabalhos para recuperar rodovias no interior

  A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da secretaria de viação, obras e serviços públicos, iniciou hoje novas ações visando recuperar rodovias no interior do município. Uma frente de trabalho já está atuando na rodovia que liga Porto Mendes a Três Irmãs, com uma operação tapa-buracos no trajeto de aproximadamente 10 quilometros. Ainda nesta semana, as equipes da prefeitura municipal, estarão providenciando a recuperação da pavimentação entre o distrito de Novo Horizonte e a localidade de Bela Vista. Na seqüência, as atenções estarão voltadas para a recuperação da rodovia que liga Marechal Rondon aos distritos de Margarida e São Roque. As três frentes de trabalho devem estar concluídas no prazo de 10 dias, segundo previsões da secretaria de viação e obras. O secretário Nilson Hachmann, destaca o cronograma estabelecido para estas atividades que atendem diretamente a população do interior de Marechal Rondon. 

Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira

Infosell Informática

Anderson Picolo Homenagem

Peixe Frito

Vaga para bolsista em Projeto do USF

A Coordenação do projeto Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas dos Produtos Alimentícios e Agroecológicos da Pequena Agroindústria abriu inscrições para seleção de acadêmico do curso de Economia Doméstica para atuar no projeto. Vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras: Projeto de Extensão Tecnológica Empresarial, o projeto é desenvolvido no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
A coordenadora, professora Rose Mary Helena Silochi, informa que o bolsista deverá atuar por dois meses no projeto, de 1 de março a 1 de maio, com possibilidade de prorrogação até novembro. Está sendo oferecida uma vaga de bolsista estudante para a realização de atividades de extensão e pesquisa junto a agricultores residentes na área rural do município de Francisco Beltrão. O bolsista aprovado no processo de seleção deverá cumprir carga horária de 20 horas semanais, recebendo bolsa no valor de R$ 300,00 mensais.
Deverá também desenvolver atividades definidas pelo coordenador do Projeto e de seu orientador na área de formação, bem como participar de reuniões e visitas técnicas junto às comunidades atendidas pelo projeto; elaborar cronograma e estratégias de ação tecnológica; implantar projeto de Gestão da Qualidade na Produção, processamento e comercialização dos produtos alimentícios; administração de recursos humanos e de custos de produção; gestão da qualidade em pós-colheita de frutas e hortaliças; rotulagem geral e informação nutricional em produtos alimentícios processados e comercializados pelos pequenos produtores rurais; e possibilitar treinamentos na área de produção segura de alimentos.

Inscrição
Para se inscrever ao processo de seleção à vaga o candidato deverá estar matriculado no 2º e 3º ano letivo do curso de Economia Doméstica e apresentar os seguintes documentos: requerimento de inscrição preenchido, anexando fotocópias do histórico escolar do período cursado; carteira de identidade; currículo pelo sistema Lattes; declaração de que não possui vínculo empregatício e não recebe qualquer tipo de bolsa; e uma foto 3 x 4 recente.
As inscrições deverão ser feitas na Protocolo do Campus de Francisco Beltrão da Unioeste, até o dia 24, no horário das 8 às 12, das 13h30 às 17h30 e 19 às 23 horas.A prova, que será realizada neste dia 25, a partir das 14 horas, no Centro de Estudos e Pesquisa Marcos Henrique Broiette no Campus de Francisco Beltrão, consistirá de entrevista, análise de currículo e análise do histórico escolar. A relação dos candidatos aprovados será publicada em edital no site da Unioeste, no endereço www.unioeste.br, no dia 1 de março.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Copa América de Bicicross

Rondonenses são destaque na final da Copa América de Bicicross

Ontem, domingo, aconteceu a final da Copa América de Bicicross, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo.
Na categoria feminino, duas rondonenses participaram da competição, Daiane Inhoato e Maria Tereza Müller, que passaram por várias seletivas até chegar o final.
Maria Tereza Müller obteve a quarta colocação e Daiane Inhoato a sétima colocação.
Elas foram capitaneadas pelo instrutor de bicicross Wellington Valério Müller.
A competição reuniu pilotos do Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina.
As atletas rondonenses contam com o apoio da prefeitura municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, SAAE, Bicicletaria Avenida e Cicles Griep.

(Fonte: Rádio Educadora/Paulo Nogueira)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Bolsistas orientam agricultores na produção de ração orgânica

Alimentar peixes, aves, assim como o bovino e o suíno com rações sem agrotóxicos, para transformá-los consequentemente em produtos orgânicos. É isto o que a o projeto “Processamento de rações orgânicas e convencionais”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Toledo, ensina a 20 produtores da região de Toledo e das cidades de Boa Vista, Coronel Vivida, Capitão Leônidas Marques, Guaíra, Foz do Iguaçu e Capanema.



“Além destes produtores que acompanhamos periodicamente, já oferecemos cursos a cerca de 150 agricultores dessas cidades”, explica o professor e coordenador do projeto Arcângelo Signor, lembrando que a ideia é agregar valor aos produtos. “Os alimentos orgânicos se baseiam na origem vegetal. Por isso, utilizamos milhos e farelo de soja, entre outros, para processar as rações e consequentemente obtermos o alimento orgânico na forma animal”, esclarece.
Para o produtor de frango, Adir da Silva, de Coronel Vivida, município próximo a Pato Branco, o projeto tem colaborado muito. “Nós estamos fazendo as experiências. A minha lavoura toda é orgânica. Assim, quero que os animais também sejam orgânicos”, explica.
Adir tem plantações de milho, feijão, soja, cana, amendoim, entre outros produtos e com isso, pode utilizar a sua própria lavoura para alimentar os animais, o que ajuda na economia da propriedade. “Os bolsistas estão me ajudando bastante. Graças a Deus está dando certo. Mas é um trabalho a longo prazo. Por isso é importante o acompanhamento deles. Eles desenvolveram uma nova fórmula de ração, acrescentando outros produtos naturais ao milho, para ver se dá mais resultados. A ração convencional desenvolve mais, mas não é natural. Então tentamos aumentar a proteína para aumentar o peso dos animais”, conta Adir.
Já para Derli Vidal, de Toledo, produtor de suínos, o projeto colaborou com o conhecimento. Ele já faz a ração orgânica em sua propriedade há 20 anos, mesmo assim, conta que o curso ajudou. “A gente aprende mais. É sempre bom”, analisa.
Os produtores são orientados por dois bolsistas recém-formados e dois professores de Zootecnia e Engenharia de Pesca e dois graduandos de Engenharia de Pesca. O projeto, que faz parte do programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está em vigor há 13 meses e termina em abril. Para o professor Arcângelo as atividades renderam bons resultados, mas ainda tem-se muito a fazer. “Poderíamos melhorar ainda. Muitos processos são descobertos com o tempo. Com mais pesquisas conseguimos melhorar”, analisa.

Fábrica de Ração Escola

Além de ensinar os produtores a elaborarem uma ração mais nutritiva com os próprios alimentos de suas propriedades, os bolsistas ainda desenvolvem vários tipos de ração para alimentação animal na Fábrica de Ração Escola da Unioeste, em Capitão Leônidas Marques. A indústria foi construída com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Unioeste inicia ano letivo hoje

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inicia nesta segunda-feira, dia 22, as atividades do ano letivo de 2010. São aproximadamente dez mil alunos que estarão frequentando 33 cursos de graduação distribuídos pelos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Também neste dia, a Pró-Reitoria de Graduação publica edital geral e do quadro de vagas para ingresso por transferência externa e transferência interna para curso afim. Do dia 23 a 28 será o período para inscrição, via Internet, e entrega da documentação no protocolo do campus de funcionamento do curso, para análise da primeira fase das transferências externa e interna para curso afim, a partir das 9 horas. Ainda no dia 23 será publicado edital de matrícula da terceira chamada do Concurso Vestibular 2010.

Recepção aos calouros

No dia 22 a Unioeste estará recebendo, além de seus alunos veteranos, mais de dois mil calouros, aprovados no Concurso Vestibular realizado em dezembro passado. Para recepcionar os alunos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Campus de Toledo organizou a Cartilha do Calouro 2010 que será distribuída aos novos acadêmicos.
De acordo com a diretoria do DCE, a publicação “busca apresentar a estrutura dos órgãos da Universidade e do Movimento Estudantil para que as organizações dos estudantes alcancem êxito mais rapidamente, e de fato levem suas demandas para os verdadeiros espaços de decisão dentro da Instituição”. Foram confeccionados 400 exemplares, de 16 páginas cada um, com impressão feita pela Edunioeste, por meio da colaboração financeira dos centros acadêmicos de Engenharia Química, Engenharia de Pesca, Ciências Sociais e do Diretório Central dos Estudantes.
Da Cartilha constam os órgãos colegiados deliberativos da Universidade, as estruturas do Movimento Estudantil, um caderno de textos com reivindicações dos acadêmicos, as ações do DCE realizadas no ano passado, e endereços para contatos com os centros acadêmicos.

Farmácia promove Semana do Calouro

Já no Campus de Cascavel, uma das atividades previstas será desenvolvida pela Coordenação do curso de Farmácia que preparou extensa programação de início das aulas para os alunos do primeiro ano. A recepção aos calouros será feita durante todo o dia 22, seguindo até o dia 26, com atividades diversificadas.
Na terça-feira, dia 23, a partir das 8 horas, os calouros fazem uma visita ao Campus, conhecendo o Colegiado de Farmácia, o Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, a Reitoria, o bloco de salas de aula, a Biblioteca, Prédio das Biomédicas (bloco de laboratórios) e Prédio das Clínicas (Escola Farmácia). Na parte da tarde, participam de gincana em prol do Albergue de Cascavel, com arrecadação de materiais de higiene pessoal e limpeza.

Palestra

A partir das 8 horas do dia 24, os novos alunos serão apresentados a Coordenação do curso de Farmácia, aos representantes do Centro Acadêmico de Farmácia (CAFU) e Atlética. Depois, às 13h30, haverá entrega dos materiais arrecadados na Gincana para o Albergue Noturno. Às 15 horas, eles participam, no mini auditório do Campus, de palestra sobre Doação de Sangue e Medula Óssea, a ser apresentada por técnicos do Hemocentro de Cascavel. A noite está prevista festa de confraternização.
No dia 25, das 8 até as 17 horas, estará estacionado em frente à Reitoria o ônibus do Hemocentro para que a comunidade acadêmica faça a doação de medula óssea e sangue, além de aferir a pressão arterial, receber informações sobre o uso racional de medicamentos e qualidade de vida. Por fim, na sexta-feira, dia 26, os calouros farão uma visita ao Lar e Abrigo São Vicente de Paulo, onde realizarão atividades recreativas com os idosos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Berta Jóias

Professores da rede estadual anunciam paralisação no Paraná

Em assembleia extraordinária da APP-Sindicato, professores e servidores da rede estadual de ensino decidiram sábado, cruzar os braços no dia 16 de março, acompanhando a paralisação organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação , que realiza mobilização nacional pelo Piso Salarial Nacional.
Participaram da assembleia em Curitiba cerca de 500 servidores dos 29 núcleos de todo o Estado.
Os educadores também definiram que no dia 27 de março haverá nova assembleia para avaliação dos resultados das negociações com o governo do Paraná.
Como o prazo de negociação com o governo este ano é reduzido em razão da legislação eleitoral, a categoria definiu intensificar as mobilizações até abril.
A equiparação salarial é a principal reivindicação da categoria.
Os educadores querem um aumento de 25,97%, mais a reposição inflacionária do ano, estimada, pelo Dieese, em 4,31%.
Além da equiparação, a categoria definiu como temas centrais da campanha a imediata posse dos aprovados dos últimos concursos de professores e funcionários, a melhoria do atendimento a saúde e aprovação de Leis na Assembléia legislativa que consolidem conquistas do último período.
Entre elas está a Lei Estadual de Sistema de Ensino, a Lei do PDE e a Lei do Cargo de 40 horas.



(Rádio Educadora/Paulo Nogueira)

Copagril reforça equipe

A delegação da Copagril/Faville/MCR Futsal de Marechal Cândido Rondon, viaja hoje para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde disputará o II Torneio de Futsal de Gramado, a partir de quarta-feira, dia 24.
A estréia da Copagril/Faville/MCR Futsal no torneio será na quarta-feira às 21h, diante da ACBF.
Para reforçar a equipe para temporada 2010, o time rondonense anunciou neste final de semana a contratação do pivô Chico Paulista, oriundo do Corinthians, de São Paulo.

Guni Refrigeração

Mari Méri Cosméticos

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Educadora/Atlântida

Carnaval em Porto Mendes

Para o sábado está marcado show musical em Porto Mendes

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, em parceria com a 20ª Regional de Saúde de Toledo, e o Ciscopar, programou atividades especiais na praia artificial de Porto Mendes, durante o Carnaval. A programação, que iniciam neste sábado, dia 13, e seguem até o dia 16, é composta por campanha de conscientização, distribuição de preservativos e show musical. “Às ações serão realizadas das 09h00 às 13h00, onde profissionais da área da saúde estarão distribuindo folderes e preservativos. No sábado a noite, em parceria com o Ciscopar, haverá um grupo de pagode que estará se apresentando. Os ingressos são livres”, ressalta a diretora da Unidade de Saúde 24 Horas, Rosane Ost.
Nesta ano a campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde tem como tema “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não”. O mesmo slogan está sendo utilizado na campanha local. “Atualmente Marechal Rondon conta com índice bastante elevado de portadores do HIV e também de pessoas que já desenvolvem a doença. Por isso as campanhas de prevenção são sempre muito importantes, para alertar a todos sobre os cuidados necessários para não contrair a doença”.

Copagril Futsal



Copagril apresenta equipe de Fustal



Na noite da ultima quinta-feira (11/02) a Copagril/Faville/Dalponte/MCR realizou no ginásio da AACC o evento de apresentação oficial da equipe para a temporada 2010.
Com uma presença de convidados que atendeu a expectativa da organização, o evento contou com várias atrações especiais.
Além da apresentação do atletas que desfilaram os novos uniformes para a temporada que foi o grande momento da noite, além foi apresentado o pacote para Torcedor Vip Edição Especial 2010.
Dentre as pessoas que fizeram o uso da palavra, o atual presidente da AACC – Associação Atlética Cultural Copagril, Adolir Weber (Kinha), falou sobre a transição que estará acontecendo na diretoria da associação no próximo dia 20 de fevereiro, quando acontecerá a Assembléia da AACC, onde o novo presidente Jaime Benjamim Vilani estará sendo empossado juntamente com o restante da diretoria. “O Jaime e as pessoas que estarão assumindo a diretoria da AACC são pessoas que seguem a mesma linha de trabalho realizada pela atual diretoria, por isso eu tenho certeza de que todos os trabalhos desenvolvidos até o momento estarão sendo muito bem conduzidos”, disse Kinha.
Falando sobre o Futsal, Kinha fez um agradecimento especial a todas as empresas que apóiam a Copagril neste projeto tão ousando e que fazem possível a formação de uma equipe cada vez mais competitiva. ‘ O apoio das mais de 80 empresas parceiras é de suma importância para realização do projeto de Futsal, nós só temos a agradecer aqueles que compraram essa idéia junto com a Copagril”, concluiu.
No momento de apresentação da comissão técnica, o técnico da Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal falou da forma que conduziu o grupo em 2009 visando alcançar o título de Campeão Paranaense de Futsal, também ressaltou que devido à base desse grupo ter sido mantida, as dificuldades no que diz respeito ao entrosamento serão bem menores, o que não significa que não existe muito trabalho a ser feito para alcançar os objetivos traçados para 2010.
Para encerrar o evento com chave de ouro, a diretoria da AACC juntamente com a diretoria da Copagril prestaram uma homenagem ao rondonense Roberto Braatz, que é arbitro assistente e fará parte do trio de arbitragem que representará o Brasil na Copa do Mundo de Futebol na África do Sul em junho deste ano. O diretor presidente da Copagril Ricardo Silvio Chapla falou do orgulho de ver uma pessoa merecedora como Roberto alcançar o ápice de sua carreira, parabenizando-o pelo profissionalismo, amor e dedicação com que tem conduzido seu trabalho.


Fonte: Assessoria de Imprensa Copagril
Juviane Rodrigues Borgmann

Hospital Fumagali

Travessias elevadas

Travessias elevadas serão construídas em Marechal Rondon


A administração municipal de Marechal Rondon está iniciando o ano com a retomada de muitos projetos priorizados ainda no ano passado e que por falta de verba específica dentro do orçamento e obedecendo um planejamento que contemple a inovação e a resolução de alguns problemas enfrentados pela comunidade, aguardavam a liberação e autorização. São obras importantes para a comunidade, que visam trazer mais segurança a pedestres e motoristas e que foram amplamente discutidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito.
Logo após o período das festas de carnaval serão iniciadas as obras de duas passarelas elevadas, próximas ao Colégio Cristo Rei. Uma será construída na Rua Colombo e a outra na Rua Men de Sá. Neste local existe um grande fluxo de trânsito e pedestres, especialmente crianças. A determinação do prefeito Moacir Froehlilch e do vice-prefeito Silvestre Cottica é de que todos os colégios da sede municipal possam receber este benefício.
O secretário municipal de Planejamento, Carlos Wild, responsável pelo projeto da obra, destaca que esta travessia elevada não é um obstáculo, como as já existentes em frente ao Colégio Martin Luther e Rui Barbosa. Elas obedecem as normas de trânsito, terão sinalização horizontal e vertical, o piso é diferenciado e serão apropriadas para pedestres e veículos. O secretário ressalta ainda que haverá ampla sinalização, antes e depois das travessias. São aproximadamente 700 metros de pintura de sinalização, além de 7 placas indicativas e tachões que serão colocados na pista. Oito empresas participarão do processo de licitação para construção das travessias elevadas.
“Buscamos travessias dentro das normas técnicas e dentro dos padrões exigidos pelos Conselhos de Trânsitos. Vamos fazer diferente e correto, evitando problemas, como as travessias que já foram feitas, que são verdadeiros obstáculos nas vias, que ao invés de ajudarem, atrapalham motoristas e pedestres”, destaca Carlos Wild. O secretário menciona ainda que os investimentos para as duas travessias, somam cerca de R$ 27 mil. “São valores pequenos se comparados a segurança que vão representar às pessoas. Além das travessias, o valor engloba placas e pinturas de sinalização. Uma travessia, custa mais que uma lombada. Vamos fazer uma obra bem feita e que ofereça segurança sem prejuízos aos pedestres, ciclistas e motoristas”.

CFC Nacional

Especialização em Toledo

Inscrições abertas para especialização no Campus de Toledo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com inscrições abertas, no Campus de Toledo, para o curso de especialização em Engenharia Econômica e Análise de Projetos. O curso de destina a bacharéis, licenciados e tecnólogos das mais diversas áreas do conhecimento.
A especialização em Engenharia Econômica e Análise de Projetos atende a necessidade profissional de docentes e profissionais qualificados na área de Engenharia Econômica, aptos à pesquisa e ao ensino.
O curso tem como objetivos qualificar profissionais capacitados na analise financeira de investimentos e projetos, aperfeiçoar os conhecimentos em matemática financeira e teoria econômica e ampliar os conhecimentos na área de métodos quantitativos aplicados a economia e a administração financeira.
São oferecidas 50 vagas e o início do curso está previsto para o dia 20 de março, com aulas ministradas aos sábados (período diurno), numa média de três sábados por mês, no Campus de Toledo. O período de férias será no mês de janeiro e o término das aulas está previsto para 2011.

Inscrição

A inscrição poderá ser feita até o dia 12 de março na Secretaria Acadêmica ou Colegiado de Economia da Unioeste/Campus de Toledo, em horário de expediente. O candidato deverá apresentar a seguinte documentação: cópia do diploma ou certificado ou declaração ou atestado de conclusão de curso superior de bacharel ou licenciado ou tecnólogo devidamente reconhecido e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.
Para inscrições, via Correios, o interessado deverá enviar comprovante de depósito da taxa de inscrição a ser efetuada junto ao Banco Itaú, agência 0316, conta corrente 53317-3 juntamente com o restante da documentação para o Colegiado de Economia - Unioeste, rua da Faculdade, 645 - Jardim Santa Maria, CEP: 85903-000, Toledo/Paraná.
A seleção dos candidatos será efetuada pela análise do mini-currículo (formulário fornecido e preenchido no ato da inscrição) e ordem de inscrição. Já para a matrícula, os aprovados deverão apresentar cópias do RG e do CPF; 2 fotos 3x4; histórico escolar; e cópia do diploma ou certificado de conclusão de bacharelado ou licenciatura ou tecnólogo, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. A matrícula deverá ser efetivada entre os dias 17 e 20 de março. O investimento previsto é de 18 parcelas mensais de R$ 170,00 cada uma.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site www.unioeste.br/pos/engecon, no Colegiado de Economia da Unioeste/Campus de Toledo ou nos telefones (45)-3379-7046 e 3379-7019, das 14 às 17h30 e das 19 as 22h30.



Fonte : Assessoria de Comunicação Social

Paulinho Lava Car

Unioeste 2ª chamada

Unioeste divulga lista de aprovados em 2ª chamada do Vestibular-2010

Na tarde de ontem (11) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou a lista com os nomes dos candidatos aprovados em segunda chamada no Concurso Vestibular 2010, realizado em dezembro do ano passado. A listagem está disponível no site www.unioeste.br/vestibular e nas secretarias acadêmicas dos cinco campi: Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação as matrículas para os aprovados, nesta segunda chamada, serão nos dias 18 e 19 de fevereiro.
O candidato que não puder comparecer pessoalmente ao ato da matrícula poderá fazê-lo por meio de autorização formal a outra pessoa, devendo entregar a Unioeste toda a documentação do candidato exigida e respeitar os prazos e as condições do edital. O candidato que não realizar a matrícula no prazo previsto em edital perde o direito à vaga que será repassada ao candidato classificado a seguir.

Documentos

Para a realização da matrícula, o candidato convocado deverá comparecer na Universidade, no Campus do seu curso, pessoalmente ou por meio de terceiros, com duas vias da seguinte documentação: Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente, uma das quais deve ser original, contendo as notas de todas as séries; e duas fotocópias autenticadas do diploma de conclusão de curso de Ensino Médio (no caso de curso técnico); ou do Diploma de Graduação, com duas fotocópias autenticadas do respectivo histórico escolar; Certidão de Nascimento ou da Certidão de Casamento; Carteira de Identidade civil ou militar; além de uma fotocópia autenticada do CPF; duas fotos de tamanho 3 x 4, com data de um dos últimos dois anos.
Para a matrícula, o candidato que realizou seus estudos em instituições estrangeiras deverá comparecer no Campus do seu curso, pessoalmente ou por meio de terceiros, entregando, além da documentação citada duas fotocópias autenticadas do Comprovante de Conclusão de Ensino Médio ou Superior, revalidado no Brasil, na forma da lei, ficando dispensada a revalidação nos casos de comprovante de conclusão de estudos de nível médio não técnico realizados nos países integrantes do Mercosul.
O candidato de nacionalidade estrangeira deverá apresentar, além da documentação anterior que couber, duas fotocópias autenticadas dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou da Certidão de Casamento traduzido por tradutor juramentado; Registro Nacional de Estrangeiro emitido por autoridade brasileira, válido à data da matrícula.
Os candidatos que concorreram como cotista, além da documentação necessária acima citada, deverá ainda entregar no ato da matrícula o histórico escolar original das séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Para a matrícula, não serão aceitos, como comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior, declarações, atestados ou certificados.

Assessoria de Comunicação Social

Apiários Lohmann/Toshio Yoshioka

Livro Edson Belo

Professor da Unioeste /Rondon lança livro sobre a região do Lago de Itaipu


O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Edson Belo Clemente e Souza, lança o livro “A (re)produção da região do Lago de Itaipu” que trata da construção da Hidrelétrica da Itaipu.
No livro o professor relata que a construção da hidrelétrica expressou um cenário político novo no Brasil, suscitando várias formas de análise, com diferentes perspectivas e interpretações, mostrando contradições e conflitos. Enquanto uma parcela da população, representando alguns segmentos artísticos, políticos e de outros profissionais, tratava a obra como uma referência tecnológica do mundo contemporâneo, outras parcelas da população compreendiam que os impactos ambientais e deslocamentos da população eram problemas.
Edson Belo é professor adjunto da Unioeste, atua na graduação e no mestrado em Geografia. Geógrafo com Mestrado (UFSC), Doutorado (Unesp) e Pós-doutorado (Unicamp) em Geografia. Tem se dedicado aos estudos urbanos e regionais, voltados para o planejamento, para as fronteiras, para o turismo e para as metrópoles. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, pesquisador da Fundação Araucária e membro do Grupo de Estudos Territoriais e do Grupo de Pesquisa em Agronegócios e Desenvolvimento Regional.


Rádio Educadora/Daniel Ronaldo