sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile

País é abalado por terremoto de 8,8 graus e costa do Pacífico pode sofrer tsunami


Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, com epicentro no mar, atingiu na madrugada de hoje a região central do Chile, a cerca de 300 quilômetros a sul de Santiago, segundo os últimos dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto, que aconteceu às 03h34 pelo horário de Brasília, teve um minuto de duração e foi sentido na capital. A cidade ficou às escuras, e muitas pessoas saíram às ruas. O tremor teve epicentro no mar, a 59 quilômetros de profundidade, na região de Maule, no centro do país, distante 99 quilômetros da cidade de Talca e 117 de Concepción.
Além da capital, algumas outras regiões do país, como a de Valparaíso, estão sem luz e os contatos telefônicos são limitados. Dois outros abalos de menor intensidade foram registrados momentos depois.
As primeiras informações indicam que o terremoto foi sentido ao longo do Chile, desde a região de Antofagasta, norte do país, até Los Lagos, no sul.
Fontes do Comitê de Emergência do Chile informaram que pelo menos 47 pessoas morreram pelo terremoto. A presidente do país, Michelle Bachelet, avalia a possibilidade de declarar zona catastrófica a região mais afetada pelo tremor de terra.
O abalo também foi sentido na Argentina, em Catamarca (norte) e em Río Negro (sul), assim como em algumas zonas de Buenos Aires. Logo após o terremoto, foi expedido um alerta de Tsunami para o Chile e Peru, países que em princípio poderiam ser mais afetados por ondas gigantes. O alerta de tsunami foi estendido também para Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida, além do Equador.

Extraído de Rádio Educadora/Geraldo Costa Rosa – Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: