quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Elio Rusch


PROJETO DE ELIO RUSCH QUE AMPLIA ACESSO DE IDOSOS À CULTURA AGORA É A LEI 16.402/2010
 
O projeto do deputado Elio Rusch(DEM) que obriga a fixação de placa informando ao idoso que este pode participar de eventos, tendo, no mínimo, 50% de desconto no valor dos ingressos foi transformado na lei 16.402/2010 e publicado no Diário Oficial do dia 10 de fevereiro último.
Elio Rusch avalia que “ a nova lei tem um amplo alcance social, já que tudo que puder ser feito para garantir melhor qualidade de vida aos nossos idosos é de extrema importância. Esta nova norma atinge uma parcela da sociedade que muito fez por nós e permite que milhares de pessoas tenham mais acesso à cultura, ao esporte e a eventos artísticos”.
Para Rusch “outro grande benefício da lei 16.402 é possibilitar aos idosos paranaenses um maior convívio social. Estamos retribuindo de forma inclusiva aos esforços que eles empreenderam a vida toda. Participando destas atividades e ainda outras, melhoramos significativamente a auto-estima das pessoas da chamada melhor idade. ”.
Segundo Rusch “ agora é chegando o momento de dar publicidade a esta conquista. Tenho certeza que muitos despertarão para a possibilidade de freqüentar teatros, cinemas, parques, estádios e tantos outros espaços culturais. Aliás, isso vai reduzir a ociosidade de muitas salas e criar um novo segmento de audiência para muitos espetáculos.”.
ESTATUTO
“É vital que a legislação estadual vá de encontro aos direitos que são garantidos pelo Estatuto do Idoso. Queremos que as conquistas sejam ampliadas. Assim seremos responsáveis pela garantia de uma vida saudável para aqueles que tanto fizeram por nós, ao longo de suas vidas”, acentua Elio Rusch.
Finalizando, o parlamentar lembra que “a vida não termina quando uma pessoa atinge determinada idade. Mas ela pode ser melhor se os idosos não ficarem confinados em suas casas, solitários. Quanto maior a participação social deles melhor será a saúde física e mental, o que é bom para eles e também para suas famílias”.

Texto: JOSILIANO DE MELLO MURBACH

Nenhum comentário: