sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Secretaria de Saúde de Marechal Rondon promove ações de combate a dengue




O risco de ocorrência de uma epidemia de dengue preocupa autoridades municipais, estaduais e federais. Na quarta-feira, dia 10, o Secretário de Saúde de Estado, Gilberto Martin, esteve na região para fazer um alerta sobre o assunto, baseado no alto índice de infestação predial em municípios da região e na situação climática que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Em Marechal Rondon os trabalhos são realizados ininterruptamente. Durante o período de férias administrativas, os agentes de saúde trabalharam de forma intensa, através de orientações e vistorias em residências. Mesmo assim, o município registrou um alto índice de infestação de larvas, cerca de 8%. O permitido pelo Ministério da Saúde é de apenas 1%. O que pode se perceber é que muitos pessoas não estão dando a devida importância ao problema, deixando de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. “Contamos com 29 agentes de saúde que atuam no combate a dengue. São realizadas visitas domiciliares periodicamente. No início do ano pudemos perceber que o índice de larvas estava aumentando, por isso intensificamos os trabalhos”, destaca o secretário de Saúde de Marechal Rondon, Silvestre Cottica.

Divulgações

Desde o início do ano também foram intensificados os trabalhos de divulgação em rádios e jornais, alertando a população sobre como evitar focos de proliferação do mosquito e sobre os perigos que a doença representa. “Com este trabalho conseguimos conter a infestação, se comparado a outros municípios. Os índices ainda são preocupantes, por isso continuamos a chamar a responsabilidade também para a população, que deve colaborar”.

Folheto

Alunos das escolas e colégios municipais, estaduais e particulares também estão sendo orientados sobre a dengue, através de um folheto explicativo confeccionado pela Secretaria de Saúde. Nele estão contidos informações sobre mudanças climáticas, que colaboram para a disseminação do mosquito; como combater a dengue, em especial ao mosquito transmissor da doença; entre outras informações. “Foram impressos 15 mil exemplares do folheto para serem distribuídos nas escolas. O objetivo é inibir a proliferação do mosquito e consequentemente a doença. Hoje temos 9 casos confirmados no município e não queremos que este número aumente”.






Folhetos orientativos estão sendo entregues aos alunos. Foto: Ademir Herrmann

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: