sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Travessias elevadas

Travessias elevadas serão construídas em Marechal Rondon


A administração municipal de Marechal Rondon está iniciando o ano com a retomada de muitos projetos priorizados ainda no ano passado e que por falta de verba específica dentro do orçamento e obedecendo um planejamento que contemple a inovação e a resolução de alguns problemas enfrentados pela comunidade, aguardavam a liberação e autorização. São obras importantes para a comunidade, que visam trazer mais segurança a pedestres e motoristas e que foram amplamente discutidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito.
Logo após o período das festas de carnaval serão iniciadas as obras de duas passarelas elevadas, próximas ao Colégio Cristo Rei. Uma será construída na Rua Colombo e a outra na Rua Men de Sá. Neste local existe um grande fluxo de trânsito e pedestres, especialmente crianças. A determinação do prefeito Moacir Froehlilch e do vice-prefeito Silvestre Cottica é de que todos os colégios da sede municipal possam receber este benefício.
O secretário municipal de Planejamento, Carlos Wild, responsável pelo projeto da obra, destaca que esta travessia elevada não é um obstáculo, como as já existentes em frente ao Colégio Martin Luther e Rui Barbosa. Elas obedecem as normas de trânsito, terão sinalização horizontal e vertical, o piso é diferenciado e serão apropriadas para pedestres e veículos. O secretário ressalta ainda que haverá ampla sinalização, antes e depois das travessias. São aproximadamente 700 metros de pintura de sinalização, além de 7 placas indicativas e tachões que serão colocados na pista. Oito empresas participarão do processo de licitação para construção das travessias elevadas.
“Buscamos travessias dentro das normas técnicas e dentro dos padrões exigidos pelos Conselhos de Trânsitos. Vamos fazer diferente e correto, evitando problemas, como as travessias que já foram feitas, que são verdadeiros obstáculos nas vias, que ao invés de ajudarem, atrapalham motoristas e pedestres”, destaca Carlos Wild. O secretário menciona ainda que os investimentos para as duas travessias, somam cerca de R$ 27 mil. “São valores pequenos se comparados a segurança que vão representar às pessoas. Além das travessias, o valor engloba placas e pinturas de sinalização. Uma travessia, custa mais que uma lombada. Vamos fazer uma obra bem feita e que ofereça segurança sem prejuízos aos pedestres, ciclistas e motoristas”.

Nenhum comentário: