quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Qualidade universitária

Unioeste discute qualidade universitária

Com o objetivo de definir uma política que garanta maior qualidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no ensino, na pesquisa e na extensão, os pró-reitores estarão realizando na manhã desta sexta-feira (26) uma reunião com os diretores de campus, diretores de centros, coordenadores de cursos de graduação e dos cursos de pós-graduação stricto sensu e representantes dos DCEs.
Na pauta da reunião está a discussão de uma minuta que pretende substituir a resolução 034/2000-COU visando qualificar a Universidade, possibilitando o reconhecimento do perfil de cada docente, atribuindo a cada professor atividades de ensino, de pesquisa e de extensão conforme a sua característica profissional.
O objetivo da Unioeste é provocar o estímulo à produtividade e à titulação do corpo docente, rompendo com uma filosofia que considera o corpo docente da universidade de forma homogênea, independente da titulação do professor, do seu regime de trabalho e da sua produção científica. Este tratamento que vem sendo dispensado aos professores acaba desestimulando a produtividade e a titulação, uma vez que os que mais atuam na pesquisa e na extensão acabam acumulando mais atividades de ensino.
A proposta da minuta que estará sendo apresentada para discussões e, posteriormente, será votada no Conselho Universitário está embasada na perspectiva de provocar um maior avanço da Unioeste, fazendo com que o corpo docente busque cada vez mais a titulação, publique cada vez mais e se dedique exclusivamente à Universidade.
A qualificação do corpo docente possibilitará a Universidade apresentar melhores projetos, captando mais recursos e qualificando cada vez mais o processo de verticalização da Unioeste. Na avaliação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Fabiana Scarparo Naufel, “a discussão que está sendo estabelecida visa a opção em incrementar a qualidade da Unioeste, possibilitando projetá-la com mais intensidade, valorizando os investimentos públicos que nela são feitos e revertendo em melhorias para a comunidade regional, consolidando uma Universidade com mais qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão”. A reunião acontecerá no anfiteatro do Campus de Cascavel a partir das 9 horas desta sexta-feira (26).

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: